Após 1º caso de Ferrugem confirmado no estado, Fundação MS alerta para alta pressão da doença na safra 23/24

Publicado em 18/12/2023 15:50
Plantio mais alongado pode aumentar muito a pressão da doença nas lavouras que foram semeadas mais tarde
Ana Claudia Ruschel - Pesquisadora do setor de Fitopatologia e Nematologia da Fundação MS

Após um inverno menos rigoroso, o que diminuiu o controle natural de plantas voluntárias, o Mato Grosso do Sul já teve o seu primeiro caso de Ferrugem Asiática confirmado na safra de soja 2023/24, na região de Laguna Carapã. 

A Pesquisadora do Setor de Fitopatologia e Nematologia da Fundação MS, Ana Cláudia Ruschel, explica que o tamanho da pressão da doença daqui para frente vai depender das condições climáticas no estado, já que dois dos três pontos fundamentais já estão presentes, hospedeiros e patógenos. 

Outra preocupação da pesquisadora é o alongamento do plantio que ocorreu nesta temporada. De acordo com a especialista, as primeiras lavouras a serem colhidas podem transferir os esporos para as áreas semeadas mais tardiamente, que poderão sofrer muito com a doença. 

Confira a entrevista completa com a pesquisadora da Fundação MS no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais