Chuvas chegam em Balsas (MA) neste início do ano, mas produtor ainda projeta perdas para a soja

Publicado em 04/01/2024 10:30
Plantio da soja teve atraso e ficou praticamente para dezembro, o que deve fazer com que produtores locais percam a janela de plantio do milho segunda safra
Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA
Podcast

Chuvas chegam em Balsas (MA) neste início do ano, mas produtor ainda projeta perdas para a soja

A maior parte dos produtores de Balsas, no Maranhão, não conseguiram aproveitar a janela que garante a maior produtividade para a soja este ano, segundo o produtor rural local, Valério Mattei. Ele explica que o período ideal seria entre 15 de outubro a 10 de novembro, mas que cerca de 50 a 70% das áreas foi plantada em dezembro, devido à falta de chuvas e altas temperaturas.

De acordo com Mattei, a chuva chegou agora na virada do ano, o que tem ajudado a estabelecer as lavouras semeadas em dezembro. Já os campos que foram plantados em outubro, conforme ele explica, foram castigados com a estiagem e devem sofrer perdas. Até mesmo esta soja que está se beneficiando da chuva no momento deve ter o potencial produtivo reduzido devido à questão da janela de plantio.

Por falar em janela de semeadura, Mattei explica que o plantio do milho segunda safra no Município deve ficar comprometido por causa do atraso na soja, e que a maioria dos produtores deve optar por fazer uma cobertura de solo com milheto e braquiária e deixar em pousio, reduzindo em torno de 70% a área que seria dedicada ao milho safrinha. 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja caíram de até R$ 3/saca no BR com semana negativa em Chicago, refletindo safra dos EUA
Soja volta a subir nesta 6ª feira na Bolsa de Chicago, após semana de pressão sobre os preços
Com clima no radar, mercado da soja finaliza sessão com quedas nesta 5ª feira na Bolsa Chicago
Acompanhando o plantio nos EUA, mercado futuro da soja opera com ganhos nesta 5ª feira em Chicago
Agricultores argentinos aceleram vendas de soja após melhora do clima e do preço