Faesc estima perde de 15% na soja e 15% no milho de Santa Catarina

Publicado em 18/01/2024 14:27
Estado sofreu com muita chuva em outubro e novembro, e depois estiagem em dezembro
Enori Barbieri - Vice Presidente da FAESC
Podcast

Faesc estima perde de 15% na soja e 15% no milho de Santa Catarina

 

Santa Catarina deve colher 15% menos soja e 15% menos milho na safra 2023/24 do que o registrado na temporada 2022/23. Nas duas culturas a queda estimada deve ser de 2,8 milhões de toneladas para 2,5 milhões de toneladas. 

O Vice-Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, explica que os meses de outubro e novembro tiveram cerca de 1.000 mm de chuva acumulado, impossibilitando todos os trabalhos em campo, o que impossibilitou plantio o plantio da soja e prejudicou a polinização do milho. 

Depois, o mês de dezembro trouxe estiagem que afetou as duas culturas e seu desenvolvimento, até a normalização do clima no mês de janeiro de 2024. 

As lavouras de arroz também foram afetadas pelo clima e tiveram produção bastante impactada. 

Confira a entrevista completa com o Vice-Presidente da Faesc no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo