Paraguai fecha safra de soja 23/24 com 10 milhões de toneladas e muita variação de produtividades

Publicado em 01/03/2024 14:46
APS apontava teto de produção em 11 milhões de toneladas e destaca que áreas com baixa produtividade foram compensadas por localidades muito produtivas; vendas estão travadas diante de preços baixos e margens apertadas
Karsten Friedrichsen - Vice-Presidente da APS
Podcast

Paraguai fecha safra de soja 23/24 com 10 milhões de toneladas e muita variação de produtividades

A colheita da safra de soja 2023/24 está próxima do final no Paraguai e, após grandes variações nas produtividades registradas, o país deve fechar o ciclo com cerca de 10 milhões de toneladas colhidas, diante de um potencial máximo de 11 milhões. 

O vice-presidente da APS, Karsten Friedrichsen, apontou que na mesma região houve produtores com recordes de produtividade e outros com grandes perdas seja por granizo ou por seca ao longo do mês de janeiro. 

Olhando para o mercado, a liderança destaca que houve oportunidades de vendas antecipadas por US$ 400,00 a tonelada entre agosto e setembro de 2023, mas agora os preços são de US$ 320,00 a tonelada, um patamar que deixa as margens muito apertadas, especialmente para quem não colheu uma safra cheia. 

Sendo assim, os produtores paraguaios estão segurando ao máximo a comercialização, enquanto também avançam com as lavouras de segunda safra, seja de soja, que teve aumento de plantio nesta safrinha, seja de milho, que deve ter semeadura se estendendo até o final da primeira semana de março. 

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da APS, Karsten Friedrichsen no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira