Colheita da soja em Querência (MT) chega a 90% das áreas com perda de, no mínimo, 20% da produtividade

Publicado em 06/03/2024 10:28
Segundo produtor local, irregularidade no clima e ataques de mosca branca prejudicaram a produtividade
Osmar Frizzo - Produtor Rural em Querência/MT
Podcast

Colheita da soja em Querência (MT) chega a 90% das áreas com perda de, no mínimo, 20% da produtividade

Com cerca de 90% das áreas de soja colhidas, Querência, no Mato Grosso, deve ter uma perda de produtividade de, no mínimo, 20% neste ciclo. As informações são do produtor rural local Osmar Frizzo, que considera o número "conservador". De acordo com ele, há produtores que chegaram a perder metade das lavouras. 

Frizzo destaca que as principais causas da redução na produtividade foram o clima, com chuvas irregulares e escassas em fases decisivas do desenvolvimento das plantas, e também o ataque de mosca branca. "O controle da mosca branca inclusive encareceu os custos desta safra, aumentando em 3 a 4 sacas por hectare no custo para poder fazer o manejo", disse.

Com este cenário, Frizzo aponta que a média de produtividade este ano para o Município deve ser de cerca de 52 sacas por hectare, quando o normal para Querência é uma média de 64 sacas por hectare. "A maioria dos produtores está segurando as vendas da soja, mas tem casos de produtor que produziu só aquilo que já tinha vendido antecipadamente e entregou, e há alguns casos ainda de produtores que não vão conseguir cumprir os contratos feitos".

A respeito do milho segunda safra, o plantio já se encerrou em Querência, com uma redução de área na casa dos 30%, no mínimo, segundo Frizzo. Ele aponta que a janela de plantio em atraso e o baixo preço de venda do cereal desestimularam os produtores. Como alternativa, as opções para cobrir as áreas que não foram semeadas com o cereal foram o milheto, gergelim e braquiária. 
 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade