Em Carazinho (RS) a soja foi colhida, mas excesso de chuvas não deixa produtores chegarem às lavouras para checar estado do solo

Publicado em 13/05/2024 10:35
De acordo com vice-presidente do Sindicato Rural local, planejamento da safra de inverno está comprometido
Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS
Podcast

Em Carazinho (RS) a soja foi colhida, mas excesso de chuvas não deixa produtores chegarem às lavouras para checar estado do solo

A safra de soja em Carazinho, no Rio Grande do Sul, já foi praticamente toda colhida antes das chuvas intensas atingirem o Estado, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do Município, Paulo Vargas. Ele explica que, entretanto, com o encharcamento do solo, muitos produtores não conseguiram semear a cobertura, que ajuda a impedir a erosão. 

"Praticamente não dá para chegar para ver a situação do solo, para fazer uma análise. Também não dá para escoar a produção, já que as estradas estão prejudicadas e a maioria das indústrias processadoras estão na região metropolitana do Estado, muito devastada pelas enchentes", aponta. Vargas conta também sobre áreas de enchentes em que armazéns e silos não suportaram a força da água e romperam, ou locais em que os grãos estão apodrecendo. 

Sobre o planejamento da safra de inverno, Vargas destaca que há incerteza, uma vez que é necessário fazer a dessecação dos talhões, o que não é possível com chuva ou com o solo encharcado, que dificulta a entrada das máquinas, e também devido ao atraso da chegada dos insumos, seja devido à suspensão de atividades portuárias ou por dificuldades logísticas pela malha rodoviária.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto