Soja se desenvolve bem em Guaíra/PR com promessa de boa produtividade após 3 safras de perdas

Publicado em 21/10/2024 10:38
Produtores se preocupam com comercialização e escalada de conflitos com indígenas, inclusive com agricultores atacados e feridos
Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR
Podcast

Soja se desenvolve bem em Guaíra/PR com promessa de boa produtividade após 3 safras de perdas

O plantio da safra de soja 2024/25 já foi encerrado em Guaíra no Paraná e, até o momento, as condições climáticas são positivas para o início de desenvolvimento das lavouras. 

O Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR, Silvanir Rosset, relata que a esperança na região é voltar a ter boas produtividades após acumular 3 safras consecutivas com perdas de produtividade. 

Uma preocupação da liderança é para a comercialização, que está bastante lenta e os produtores podem correr o risco de perder boas oportunidades de mercado. 

CONFLITOS 

Outra situação tensa na região são os conflitos entre indígenas e agricultores. Rosset conta que produtores que estavam semeando as lavouras de soja foram atacados por flechas e pedras, e acabaram feridos. 

Nesta quarta-feira (23) deve haver uma reunião entre Sindicato, FPA, CNA, Federação de Agricultura do Paraná, Governo do Estado e o Ministro Gilmar Mendes, para tentar alguma tratativa de solução para o problema. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês
Soja inicia semana se ajustando e realizando lucros nesta 2ª em Chicago, na espera pelo novo USDA
Preços da soja têm alta de até R$ 3/sc em semana de fôlego no Brasil, com Chicago acima dos US$ 11, mas prêmios limitam movimento
Colheita de soja de Mato Grosso avança para 39,61%, mantém ritmo acelerado, aponta Imea