UDOP: mais etanol na reta final de safra, produção de cana menor na 18/19 e aposta no RenovaBio

Publicado em 19/10/2017 12:00
Presidente Celso Junqueira Franco vê as usinas aprontando mais etanol, mas não muito, por conta da baixa do açúcar, e já olha para a próxima cana com produção mais comprometida pela seca, embora ainda não se tenha números definitivos das indústrias. E espera que o RenovaBio comece a ser implementado antes da chegada do período eleitoral de 2018, que pode complicar o seu andamento.

Podcast

UDOP: mais etanol na reta final de safra, produção de cana menor na 18/19 e aposta no RenovaBio

Download

LOGO nalogo

Na reta final da safra de cana-de-açúcar, o presidente da União dos Produtores de Bioenergia (UDOP), Celso Junqueira Franco, destaca que, devido à estiagem mais prolongada, haverá uma redução no volume de oferta para a indústria.

A condição climática, entretanto, foi favorável para a colheita, gerando um rendimento satisfatório. Mas o volume total de produção não deve ultrapassar a estimativa inicial da safra.

Por conta disso, há uma preocupação desses efeitos para o próximo ano, bem como outros problemas que se fizeram presentes, como a incidência de pragas e doenças e a grande tendência de queimadas. A próxima safra deverá trazer uma área de cana a ser renovada ainda ao final dessa safra, mas os canaviais estão, em grande parte, definidos. O mix, por sua vez, ainda não tem uma definição, mas diferentemente do ano passado, não houve uma janela favorável para a fixação antecipada de preços.

Para a indústria, a safra apresentou um mix um pouco maior de etanol do que de açúcar. Embora essa diferença não seja grande, ela é decorrente da depreciação dos preços do açúcar, o que deixou o etanol um pouco mais atrativo.

Ele destaca também a preocupação em torno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se posicionar contra o impacto dos combustíveis fósseis para o meio-ambiente, o que pode causar um efeito global para o mercado do etanol.

No Brasil, as medidas relacionadas a este fator, a serem tomadas pelo RenovaBio, continuam sendo discutidas. Na próxima semana, o Governo deverá decidir se haverá um diferencial de tributo para os produtores de etanol.

Ele lembra que o Brasil possui um compromisso com a COP 21 e que a produção de etanol precisa dobrar para que este compromisso seja cumprido, desde que haja viabilidade econômica para tal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário