Plantada na palhada da soja, cana chega a 90 t/ha, ganha mais cortes, reduz custos operacionais e de insumos

Publicado em 13/12/2017 15:37
O medo da compactação do solo, paradigma que segura a expansão do plantio direto na palha, não existe se bem manejado. Biomassa da soja que fica no solo é considerada extraordinária em volume e qualidade, que precisa ser aproveitada nas reformas dos canaviais: o retorno vem em produtividade, pagando a cana nova que sai na média de R$ 5 mil/ha.

LOGO nalogo

Jonadan Ma, diretor do grupo Ma Shou Tao, de Conquista (MG), conta com uma produção de "cana de açúcar na palha da soja e soja na palha da cana de açúcar". Entusiasta do plantio direto, ele aponta a capacidade dessa técnica de preservar o solo e manter a produtividade de cada uma dessas culturas.

No caso específico da cana de açúcar, a propriedade de Ma realiza a colheita mecanizada. Esta técnica, combinada com o plantio direto, diminuiu a movimentação de máquinas e a compactação do solo.

A cobertura de palhada na área do diretor chega a ser de 12 a 15 toneladas por hectare, uma massa que auxilia na preservação da estrutura e da umidade do solo. Para o cultivo da soja, essa técnica também traz um "grande aprofundamento radicular". Contudo, ele lembra que tudo isso também conta com o auxílio de um manejo integrado pleno.

Para Ma, "plantar cana não é custeio, é investimento". Logo, ele destaca também a necessidade de preservar o canavial o mais tempo possível. O grupo Ma Shou Tao tem uma produtividade que gira em torno de 88 toneladas por hectare com sete cortes realizados, dentro de uma área estabilizada de 400 hectares.

O diretor aponta também que o medo da compactação do solo é um dos principais impedimentos para que outros produtores utilizem o plantio direto. Entretanto, ele visualiza que "para grande parte dos solos brasileiros, é a melhor solução: é viável e nós temos experiência".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Senhor Jonadan, parabéns pelos seus conceitos de plantio direto em cana de açúcar, coisa rara neste setor onde até mesmo reforma com leguminosas de colheita de grãos é dificultada.Que seus conceitos possam quebrar as camadas de compactação no raciocínio de muitos usineiros e gerentes agrícolas.

    Obrigado, eu que achava que esta luta estava perdida, experimente, se já não esta em prática, reforma com amendoim, não potencializa nematoides e da suporte ao médio e pequeno fornecedor.

    0