Ridesa lança 21 novas variedades de cana-de-açúcar com adaptações para todo o Brasil

Publicado em 19/04/2021 16:17 e atualizado em 19/04/2021 17:26
Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu nos últimos e disponibiliza ao setor 4 cultivares em comemoração aos 30 anos da rede de pesquisa
Ricardo Augusto de Oliveira - Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Podcast

Entrevista com Ricardo Augusto de Oliveira - Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre novas variedades de cana

 

Download
 

O produtor de cana-de-açúcar do Brasil tem disponíveis para as próximas safras 21 novas variedades de cana-de-açúcar através de melhoramento genético convencional, com adaptações para todo o Brasil, disponibilizadas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa) em comemoração aos seus 30 anos de criação.

“A Rede Ridesa, com é composta por dez universidades federais, permite que a gente consiga atuar na região Nordeste e no Centro-Sul, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Sul. Isso permite que a Rede desenvolva e teste a campo a variedade em várias situações de manejo”, explica Ricardo Augusto de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Ridesa é líder em pesquisa canavieira no país e foi criada nos anos 1990 e abrange uma dezena de universidades federais, entre elas a Universidade Federal do Paraná que colaborou para o lançamento de quatro variedades neste ano, em um amplo Programa de Melhoramento Genético de cana-de-açúcar.

“Hoje, a Rede conta com 275 profissionais dentro das universidades em uma parceria público-privada. Essas desenvolvem, por meio de um termo de cooperação técnica, o Programa de Melhoramento Genético que leva em torno de 15 anos pra gente obter uma variedade”, explica Oliveira. A Rede também conta com parceiros que auxiliam nos testes.

O produtor de cana-de-açúcar pode ter mais informações sobre as novas variedades no site da Ridesa.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada