Produtor ganha janela para o campo antes do retorno das chuvas no Sudeste
O início de julho traz uma oportunidade importante para os produtores do Sudeste. Segundo o meteorologistaAlexandre Nascimento, sócio-diretor da Nottus, os próximos dez dias devem ser marcados por tempo firme, favorecendo os trabalhos de colheita, secagem e manejo nas principais regiões produtoras de café e cana-de-açúcar.
De acordo com o especialista, as frentes frias seguem bloqueadas mais ao Sul do país neste primeiro momento, mantendo o interior de São Paulo, Sul de Minas, Mato Grosso do Sul e parte do Centro-Oeste sob predomínio de tempo seco.
"Quem está no campo deve aproveitar essa janela. São cerca de dez dias com boas condições para colher, secar e acelerar o cronograma das atividades", destacou Alexandre.
A expectativa é que as primeiras mudanças ocorram entre os dias 10 e 12 de julho, quando as frentes frias finalmente consigam avançar em direção ao Sudeste. Com isso, áreas do Sul de Minas, Mogiana Paulista, Sul de Goiás e Mato Grosso do Sul voltam a registrar chuva, inicialmente de forma fraca e localizada.
Café terá novas janelas de chuva em julho
Nas principais regiões cafeeiras, como Franca (SP) e Guaxupé (MG), o cenário continua favorável para os trabalhos de campo nos próximos dias. A previsão indica retorno das precipitações apenas na segunda quinzena de julho, enquanto novos episódios de chuva mais frequente são esperados entre o fim de julho e o início de agosto.
Segundo Alexandre, apesar da influência do fenômeno El Niño, não há indicativos de um inverno extremamente seco para a região.
"O produtor não deve esperar ausência total de chuva. Teremos períodos secos importantes, mas também janelas de precipitação ao longo do inverno", explicou.
A recomendação é aproveitar os períodos de tempo firme para reduzir riscos à qualidade do café e da cana, já que mesmo chuvas de baixo volume podem interromper a colheita e atrasar as operações no campo.
Leste de Minas e Rio de Janeiro terão mais umidade
Regiões mais próximas do litoral, como Governador Valadares (MG) e Nova Friburgo (RJ), devem sentir com maior frequência a influência das frentes frias. Nessas áreas, a previsão aponta ocorrência de garoas e aumento da nebulosidade ao longo da segunda quinzena do mês.
Embora os volumes previstos não sejam elevados, a umidade pode impactar o ritmo das atividades agrícolas em determinados períodos.
Inverno menos rigoroso
Outro destaque da previsão é o comportamento das temperaturas. Alexandre avalia que o inverno de 2026 tende a ser menos intenso do que o registrado em 2025.
Na avaliação do meteorologista, a forte massa de ar polar da semana passada pode ter representado o episódio mais intenso de frio do ano. A partir de agora, novas incursões de ar frio devem ocorrer, mas com menor intensidade e menor duração.
"A sensação será diferente da do ano passado. Em 2025, o frio predominou durante boa parte do inverno. Neste ano, os dias quentes tendem a ser mais frequentes, e os episódios de frio devem ocorrer de forma mais pontual", concluiu.