Centro-Oeste segue sem chuva e mantém condições favoráveis para o trabalho no campo
O tempo firme continuará predominando em toda a região Centro-Oeste nos próximos dias, favorecendo os trabalhos no campo. A previsão indica ausência de chuva entre sexta-feira (3) e domingo (5), com manhãs mais amenas e tardes de calor intenso, principalmente em Mato Grosso e Goiás.
Segundo a meteorologista Amanda Balbino, da Ampere Consultoria, não há expectativa de precipitações significativas para a região durante o fim de semana.
"O Centro-Oeste também não tem previsão de chuva ao longo do final de semana. O predomínio vai ser mesmo de tempo estável, atmosfera mais seca e temperaturas um pouco mais amenas entre sexta-feira e sábado", afirmou.
Apesar do alívio nas temperaturas durante o amanhecer, o calor continuará predominando no período da tarde. As mínimas devem variar entre 12°C e 18°C na maior parte da região, enquanto áreas do norte de Mato Grosso podem registrar amanheceres entre 18°C e 22°C.
Já as temperaturas máximas seguem elevadas, especialmente em Mato Grosso e no norte e oeste de Goiás.
"As tardes serão bem quentes. Em Mato Grosso e em áreas de Goiás, as temperaturas ficam acima dos 30°C e, nas regiões mais secas, podem chegar entre 35°C e 36°C", destacou Amanda.
No Mato Grosso do Sul, a entrada de uma massa de ar mais frio proporcionará um breve alívio entre sexta-feira e sábado, com máximas entre 24°C e 26°C. No entanto, o calor volta a ganhar força a partir de domingo.
"No domingo esse calor se reforça em grande parte da região. Até no Mato Grosso do Sul, que terá uma sexta e um sábado mais amenos, as temperaturas voltam a superar os 28°C", explicou.
Entre os municípios analisados pela meteorologista, Ponta Porã (MS) terá tempo seco durante todo o período, com mínimas entre 12°C e 15°C e máximas abaixo dos 25°C na sexta-feira, voltando a se aproximar dos 30°C entre domingo e segunda-feira.
Amanda ressalta que, apesar da queda nas temperaturas no sul do estado, não há risco para formação de geadas.
"As manhãs ficam mais amenas sobre o Mato Grosso do Sul, mas não tem previsão de geada. Esse risco permanece restrito à região Sul do país", disse.
Em Primavera do Leste (MT), o cenário será de calor mais intenso. As mínimas devem variar entre 18°C e 20°C, enquanto as máximas poderão alcançar entre 30°C e 35°C, sem previsão de chuva.
A mesma condição é esperada para Rio Verde (GO), onde o tempo seco continuará predominando.
"Não chega chuva para Rio Verde. As máximas alcançam entre 30°C e 35°C nos próximos dias, enquanto as mínimas ficam entre 18°C e 20°C. É uma condição típica de tempo seco com calor durante as tardes", concluiu a meteorologista.