Chuva não dá trégua e temporais avançam pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 05/10/2026 10:43 e atualizado em 05/10/2026 11:26
Instabilidades mantêm chuva e trovoadas em várias áreas do país, enquanto Sul e parte do Sudeste têm temperaturas amenas e o calor chega a 39°C no Norte e Nordeste
Tempo & Clima - com Andréia Marques

O clima segue em extremos no Brasil neste início de outubro. Enquanto o Centro-Sul enfrenta uma sequência de instabilidades, com risco de temporais, granizo e ventos fortes, áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste continuam sob calor intenso e chuva irregular. Em algumas regiões, as temperaturas podem se aproximar ou superar os 40 °C, agravando a falta de umidade no solo e aumentando os desafios para o produtor rural.

Após um fim de semana marcado por precipitações volumosas e vendavais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as instabilidades continuam ativas. De acordo com a meteorologista Patrícia Cassoli, da Ampere, as pancadas continuam fortes principalmente entre Santa Catarina, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, com acumulados que podem superar os 100 mm pontualmente.

Embora uma breve trégua esteja prevista entre quarta e quinta-feira, uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha deve trazer mais chuvas volumosas no final da semana. "Muita atenção ao produtor, porque pode ter problemas tanto para a colheita da safra de inverno quanto para a instalação da safra de verão", alertou Patrícia, destacando a alta umidade acumulada na camada superficial do solo.

Centro-Oeste e Matopiba

Na porção central do país, incluindo Goiás, Mato Grosso e a região do Matopiba, a chuva ocorre de maneira muito irregular e mal distribuída. As pancadas isoladas do início da semana tendem a perder força a partir de quarta-feira, dando lugar ao predomínio de sol e rápida elevação térmica, com máximas superando os 36 °C em vários municípios.

Esse padrão mantém o balanço hídrico deficitário. Em Mato Grosso, a umidade do solo ainda reduzida exige cautela no avanço da semeadura da soja, com produtores aguardando uma consolidação mais consistente das precipitações para colocar as plantadeiras em ritmo contínuo no campo.

Nordeste e Norte sob efeito do calor e do El Niño

Nas regiões Norte e Nordeste, o calor ganha destaque absoluto. Estados como Piauí, Maranhão e Tocantins devem registrar temperaturas próximas aos 40 °C. No interior nordestino, em áreas como o Agreste e o oeste baiano, a estiagem severa tem demandado medidas emergenciais, como o abastecimento de água por caminhões-pipa para a dessedentação animal.

Segundo a análise meteorológica, a influência do fenômeno El Niño, que ganha intensidade nos próximos meses, tende a desfavorecer as precipitações no Norte e Nordeste. A expectativa de chuvas mais regulares nessas regiões fica concentrada para o final de novembro e dezembro, com consolidação mais provável apenas na virada para 2024.

* Com auxílio de IA

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul enfrenta onda de calor enquanto Sul e Centro-Oeste têm alerta para chuvas fortes
Ar polar derruba temperaturas no Sul e nova rodada de chuva forte preocupa Paraná e Santa Catarina
Fim de semana terá chuva forte no Sul e Norte, enquanto calor avança pelo interior do Brasil
Chuva intensa atinge o Sul e Amazonas entra em alerta para temporais
Semana terá chuva no Sul e Sudeste, enquanto calor e tempo seco avançam pelo interior do Brasil
Temporais avançam pelo Sul enquanto calor e tempo seco ganham força no Brasil