Geosys reduz 400 mil toneladas de trigo da previsão de produção desta safra brasileira

Publicado em 31/08/2021 10:33
Paraná é o maio produtor nacional e o estado que sofre mais com as chuvas abaixo da média. Condições do trigo são positivas apenas no Rio Grande do Sul
Felippe Reis - Analista de Culturas da Geosys Brasil

Podcast

Geosys reduz 400 mil toneladas de trigo da previsão de produção desta safra brasileira

 

O desenvolvimento das lavouras de trigo está desuniforme no Brasil, seguindo as condições climáticas especificas de cada um dos estados produtores. No Paraná, maior estado produtor, as plantas estão sofrendo com a falta de chuvas, já no Rio Grande do Sul, as condições de umidade são mais satisfatórias.

Segundo o analista de culturas da Geosys Brasil, Felippe Reis, a estiagem no Paraná já vem de vários meses e causaram impactos também na safrinha de milho. A umidade do solo está baixa e deve permanecer assim, com o agravante de temperaturas elevadas nos próximos dias. A mesma situação é encontrada nas regiões produtoras de trigo de São Paulo.

Já no Rio Grande do Sul, Reis destaca que a chuva está acima da média e deve permanecer assim nos próximos 10 dias. O alerta para os gaúchos fica por conta da entrada das lavouras na fase mais suscetível à danos pela geada, que se acontecerem em setembro vão ter grande impacto na produção, ao contrário das registradas em junho e julho quando a cultura estava em ciclos mais precoces.

Diante de todo esse cenário, a empresa reduziu sua expectativa de produção brasileira de trigo. No início da safra a projeção era de 7,7 milhões de toneladas, já levando-se em conta que o Paraná passava por estiagem e não deveria produzir em seu máximo potencial, mas caiu para 7,3 milhões neste momento. O especialista ressalta que novos cortes neste número não estão descartados para as próximas semanas.

Confira a íntegra da entrevista com o analista de culturas da Geosys Brasil no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado de trigo: Brasil atento à necessidade maior de importações e preços no mercado externo
Trigo: Rússia ainda tem altos volumes para exportar e mantém pressão sobre mercado internacional
Ricardo Salles fora das eleições para prefeitura de São Paulo? Entenda com a análise de Paulo Moura
2023 teve uma das maiores quebras da história para o trigo no Brasil, aponta analista
BASF disponibiliza a primeira carboxamida para tratamento de sementes no trigo, promovendo proteção inicial da lavoura