Soja: Preços fecham sexta-feira com leve recuo em Chicago

Publicado em 30/01/2012 06:30 e atualizado em 30/01/2012 07:39
Previsões de leves chuvas na Argentina resultam em ligeiras perdas de realização de lucros nos futuros negociados em Chicago.

Comentário:

Esta análise refere-se ao pregão futuro de soja em vinte e sete de janeiro de 2012. Nesta sexta-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com perdas modestas, conforme a tabela acima. Apesar da perda de US¢3,75 (3,75 centavos de Dólar) por bushel nesta data, o vencimento futuro Março/2012 ainda assim fechou em alta de US¢32 (32 centavos de Dólar) por bushel, na semana terminada em 27/01/2012. Nesta data, as perdas das ações de capital em bolsas de valores e os comentários no sentido de que o mercado futuro da oleaginosa estaria sobrecomprado (excessivamente comprado ou overbought) ajudaram a pressionar moderadamente para baixo as cotações futuras de soja, em Chicago.

Entretanto, as cotações futuras da oleaginosa pouco cederam - dentre outros motivos - devido ao firme suporte que encontraram na desvalorização do Dólar perante uma cesta de moedas conversíveis (vide o terceiro gráfico abaixo) e também devido ao suporte que lhes foi conferido pela firmeza dos preços futuros de milho e dos preços futuros de metais. A Argentina poderá receber algo entre aproximadamente 13 mm e 38 mm de chuvas, na parte inicial da semana útil a iniciar-se em trinta de janeiro corrente. O Rio Grande do Sul poderá receber alguma precipitação pluviométrica, na parte final daquela semana, ou tão somente no fim-de-semana de quatro e cinco de fevereiro próximo. O Dólar dos EUA sofreu a sua maior desvalorização perante outras moedas desde o início de dezembro de 2011 e este constituiu efetivo fator de suporte à soja e a outras commodities agrícolas negociadas na moeda norte-americana.

Fonte: SojaNet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe nesta 2ª feira em Chicago acompanhando o trigo, mas com fundamentos de pressão a frente
Exportação de soja do Brasil recua 2,6% pela média diária até agora em maio, diz Secex
Produtores de soja da Argentina aguardam alta de preços para vender safra prejudicada por chuvas
Importações de soja do Brasil pela China aumentam 11,7% em abril ano a ano
Preços da soja sobem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando nova disparada do trigo