Exportação de soja do Brasil recua 2,6% pela média diária até agora em maio, diz Secex
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil em maio atingiu 690 mil toneladas por dia, em média, no acumulado de maio até a terceira semana do mês, queda de 2,6% ante o período completo do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicados nesta segunda-feira.
Com isso, a exportação de soja soma 8,28 milhões de toneladas, versus 15,58 milhões de toneladas em maio completo do ano passado.
Maio é um dos meses de maiores embarques de soja do Brasil, quando o país já colheu normalmente a maior parte da nova safra da oleaginosa.
Já a exportação de café registra aumento de 82,6% pela média diária, para 11,7 mil toneladas. No acumulado do mês, o país já embarcou 140,5 mil toneladas, quase superando o total exportado em todo o mesmo mês do ano passado, com o setor contando com maior oferta.
Os embarques de algodão saltaram mais de 300%, para quase 12 mil toneladas ao dia. A exportação da pluma, no acumulado do mês, mais do que dobrou em relação ao total embarcado em maio completo do ano passado, para 141,4 mil toneladas.
As exportações de açúcar avançaram 22,6% pela média diária, para 134,2 mil toneladas, levando o total no acumulado do mês para 1,6 milhão de toneladas.
Veja mais detalhes sobre os números de exportação no link abaixo:
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS