Rio Grande do Sul: Agronegócio e sua força na produção de Soja e Tabaco, por Implemar Peças

Publicado em 20/08/2020 15:25 e atualizado em 03/09/2020 12:53

Rio Grande do Sul ocupa espaço estratégico dentro do agronegócio Brasileiro, principalmente com produções agrícolas e a exportação de soja, fumo e arroz. Em questão de plantio os destaques são a soja, o milho e o trigo no Planalto Médio, nas Missões e no Alto Uruguai; o arroz na Campanha e no Sul; o fumo no Vale do Rio Pardo; a maçã nos Campos de Cima da Serra; e a uva na Serra.

Da mesma forma o estado do Rio Grande do Sul é líder no plantio de fumo no Brasil, dentre 20 produtos do território nacional, 12 são do RS, a cidade que se destaca é Santa Cruz do sul conhecida como a capital do fumo.

No entanto, a produção de soja também é destaque, sendo uma das regiões que mais produz soja no país, perdendo apenas para a região centro-oeste.

Diante disso, o Rio Grande do sul possui cerca de 37% de seu território com plantio de lavouras. Além de que, o PIB no Rio Grande do sul referente ao agronegócio corresponde em torno de 29,5% do estado e 19,5% no Brasil.

Levando em consideração que o estado ocupa-se também de atividades como produção de adubos, fertilizantes,  defensivos e de máquinas agrícolas que supera a demanda do próprio estado, onde o excedente é vendido para o resto do brasil e também ao mundo.

Por fim, a região Sul juntamente com o Rio Grande do Sul tem uma grande representatividade no agronegócio como um todo.

 

Tags:

Fonte: Implemar Peças

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plantio de Soja: Precisão hoje para produtividade e lucratividade amanhã
Necessidades qualitativas da agricultura regenerativa, por Afonso Peche
O colapso silencioso do agro – E o novo ciclo de abundância, por Luciana Martins
Brasil e Ásia: a nova fronteira da confiança agrícola global, por Daniel Pinheiro Barbosa
Meio ambiente e cooperativismo, pro Vanir Zanatta
A guerra é outra, por Luciano Vacari