Boi: Essa safra vem ou não vem? por Lygia Pimentel

Publicado em 18/05/2015 10:58
Lygia Pimentel é médica veterinária, pecuarista e consultora pela Agrifatto

Estamos em um período de impasse.

Ao mesmo tempo que observamos o consumo retrair, resultado dos desastres em cadeia cometidos pela política econômica adotada pelo governo, a oferta de animais não parece contribuir para que o mercado tome um rumo mais claro. Será?

Há dificuldade de agregar valor à carne no varejo, já que inflação e desemprego corroem o poder de compra do brasileiro, que acaba encontrando alívio nos preços mais baixos da carne de frango. Em outras palavras, a carne bovina está pouco competitiva frente a proteínas mais baratas e acaba perdendo espaço à mesa.

Pelo lado da oferta, após uma forte estiagem e atraso de chuvas, a safra começou apenas em março, o que significa que houve pouco tempo disponível para que o gado ganhasse peso a pasto. Como a temporada de confinamento ainda não começou, o frigorífico ficou preso entre uma oferta pequena e um consumo miúdo.

Observe como não tem sido fácil driblar a margem ruim nos últimos tempos:

Gráfico 1 - Evolução da diferença entre o equivalente físico e a arroba em São Paulo

Fonte: Cepea/Agrifatto

Gráfico 2 - Evolução do volume exportado (mi ton) e faturamento (mi R$) de carne bovina

Fonte: Secex/MDIC/Agrifatto

Assim sendo, a indústria frigorífica encontrou alívio apenas através de um pesado ajuste produtivo. Melhor prejuízo pequeno do que prejuízo grande. Falhas e pulos compõem as escalas de abate. Férias coletivas e paralização de plantas começam a pipocar nos noticiários e isso melhorou recentemente a margem da venda de carne no atacado. Observe novamente o gráfico 1.

China e Rússia estão parecem estar dispostos a retomar os antigos volume de carne embarcada. Por sinal, na semana do dia 18 de maio o primeiro ministro chinês estará novamente no Brasil para reforçar a relação de colaboração comercial mútua entre os países. A expectativa é que a situação das exportações de carne bovina para o país asiático seja resolvida.

Mas a situação no mercado interno continua nebulosa.

E juntando a isso a onda de frio que chega e o fato de estarmos em maio, me parece que a oferta pode mostrar certa melhora. Em primeiro lugar porque a estação de monta não foi tão boa assim. Com a seca, as taxas de prenhez caem e as fêmeas devem ser descartadas agora, antes que termine a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Em segundo lugar, a partir do momento que parar de chover o frio potencializará o prejuízo às pastagens, o que forçará o pecuarista que tem boi a pasto a embarcar esse animal, caso não queira enfrentar uma seca com o pasto cheio.

Agora é esperar para ver. A questão é que em termos práticos, poucos podem esperar para ver, afinal de contas, o que está em jogo é o resultado financeiro do ano.

Temos adotado estratégias de sucesso para proteger nossos clientes da volatilidade do mercado e das incertezas que envolvem a macroeconomia.

Entre em contato e conheça nossos serviços! Ficaremos honrados em tê-lo como cliente.

Até breve!

Tags:

Fonte: Agrifatto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto