O impacto do aumento nos juros dos EUA no agronegócio brasileiro

Publicado em 20/11/2015 16:56

Prezados amigos. Nas últimas semanas cresceram as apostas de que o Federal Reserve (FED na sigla em inglês), o banco central norte-americano, vai começar a regularização da política monetária já a partir de dezembro, com o aumento da taxa básica de juros. E mesmo que não venha a acontecer exatamente no próximo mês, certamente virá logo em seguida. Em função disso e após receber algumas demandas de clientes, entendemos o momento como interessante para avaliarmos os impactos que essa medida pode trazer para a economia brasileira, e mais especificamente sobre o agronegócio do país.

Primeiramente vale a pena entendermos porque os EUA precisam aumentar a sua taxa de juros. É importante levar em conta que juros de 0% não são normais e nem exatamente saudáveis no longo prazo para uma economia, por desestimular o fornecimento privado de crédito. Durante o fatídico ano de 2008, uma das principais medidas adotadas pelo FED para combater a explosão da mais grave crise financeira e econômica desde 1929, foi colocar a sua taxa básica de juros próxima de 0%, buscando estimular os investimentos e contribuir para que o país pudesse sair da recessão o mais rapidamente possível. Mas no momento atual o país cresce de forma sustentável e deve ter um avanço em 2015 próximo de 3,0%, tornando a medida desnecessária neste aspecto.

A ideia de juros mais altos passa também pela questão do controle das taxas de inflação. É bem verdade que a inflação neste momento nos EUA, próxima de 2% ao ano, por si só não representa ainda uma ameaça e não exigiria aperto monetário. Mas na opinião de diversos diretores do FED, uma alta leve e gradual dos juros teria um efeito profilático sobre a economia, e psicológico sobre os agentes financeiros, ao mostrar clareza e firmeza no controle de qualquer ímpeto inflacionário mais forte que naturalmente irá surgir logo à frente. Teria também o aspecto igualmente psicológico de demonstrar que o ritmo da economia do país está normalizado. E por último, atuar no sentido de atrair investimentos de volta para economia norte-americana, depois de ter se espalhado pelo mundo a partir de 2008.

O impacto sobre os países emergentes de juros subindo nos EUA tende a ser diferente de um país para o outro. Mas no caso do Brasil, considerando o atual estágio vivenciado de degradação moral, política e econômica, os efeitos devem ser mais acentuados. Na sequência enumeramos os principais efeitos esperados:

» Valorização do dólar. Ao aumentar os juros, o FED diminuirá a oferta de dólares em sua economia, provocando valorização sobre as demais moedas. Notadamente as moedas dos países emergentes. No caso brasileiro, que já enfrenta grave crise cambial, mantendo a necessidade de mais reais para comprar o mesmo dólar. 

» Fuga de capitais. O aumento dos juros deixará os títulos do governo dos EUA mais atraentes, tendendo a provocar a saída de parte dos capitais atualmente estacionados em economias de maior risco.

» Aumento da inflação. O avanço para cima na taxa de câmbio tende a trazer impactos inflacionários em função da elevação dos preços dos produtos importados.

» Manutenção de juros altos. Juros mais altos nos EUA tende a provocar a necessidade de juros altos nos países emergentes para evitar que a fuga de capitais seja muito acentuada.

» Pressão sobre o mercado de ações. A diminuição na disponibilidade de capitais no mundo tende a reduzir os investimentos nos mercados acionários dos países periféricos.  

Especificamente em relação ao agronegócio brasileiro, entendemos que os impactos diretos e mais importantes tendem a acontecer nas seguintes direções: câmbio alto traz efeito na formação dos custos de produção, na parte que diz respeito aos insumos que são importados, engolindo parte da renda dos produtores; por outro lado mantém os preços em reais elevados nos produtos que tem a sua formação de preços ligada às paridades de exportação ou importação, mantendo o estímulo ao cultivo de produtos como a soja, milho e café; juros elevados aumentam os custos dos empréstimos para custeio, investimento ou comercialização, também apertando a renda do setor; e a fuga de capitais tende a diminuir ainda mais a já enfraquecida disponibilidade de crédito.

É preciso também destacar que o processo não deve ser o fim dos tempos para as economias emergentes e para o agronegócio brasileiro. Embora os impactos citados tenham a tendência de acontecer imediatamente, possivelmente a intensidade deve ser amortecida caso se confirme a expectativa de elevação gradual das taxas. É mais ou menos um consenso de que essa primeira elevação deve ser na ordem de 0,25% e o tempo para chegar a uma taxa na casa dos 3,00%, que é um ponto de equilíbrio imaginado para o longo prazo, vai depender do andamento da economia dos EUA, especialmente no balanço entre crescimento econômico e preços. Mesmo assim, não tem muito jeito: a notícia, especulada pelo mercado financeiro durante todo este ano, deve vir em péssima hora para o Brasil.

Um “AgroAbraço” a todos!!!

Flávio Roberto de França Junior

Analista de Mercado, Consultor em Agribusiness e Diretor da França Junior Consultoria

www.francajunior.com.br e francajunior@francajunior.com.br

Tags:

Fonte: França Junior Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto