Dia do Trabalhador Rural: Um manifesto, por José Luiz Tejon

Publicado em 25/05/2016 10:57
José Luiz Tejon Megido é Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

Sim,  precisamos passar o país a limpo.  Mas só apontar para os delatados e delatores não basta para recolocar o Brasil no rumo da esperança e da criatividade salvadora.

Ney Bittencourt de Araújo era o presidente da Agroceres, a empresa que liderava a genética no cinturão tropical do planeta, no início dos anos 90. Esse empresário trouxe para o país o conceito do agronegócio oriundo lá da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Significa a governança das cadeias produtivas, os  americanos fazem isso exemplarmente com as suas Comissions.

A orquestração de toda a cadeia produtiva, desde a semente até o consumidor final, e a educação de sua mente em relação às frutas, hortaliças, soja, algodão, carnes, arroz, etanol. Tudo. Ou seja, o agronegócio quer dizer comércio, serviço, indústria, e agropecuária. São os quatro pilares que precisam estar juntos para termos, de verdade, agronegócio.

Portanto, chega de só olharmos para a podridão brasiliense do setor público. Está na hora de cobrarmos a presença e a participação exposta e comprometida daqueles que tem o PIB privado em suas mãos, no agronegócio e além dele.

Neste sentido, além ou em paralelo aos senhores  ministros, cobro para o agronegócio brasileiro uma reunião, um documento, um projeto e uma proposta pública dos senhores: João Martins da Silva Junior, Presidente da Confederação Nacional da Agropecuária, o senhor Antônio Oliveira Santos, da Confederação Nacional do Comércio, o senhor Luigi Nese, da Confederação Nacional dos Serviços, e do senhor Robson Braga de Andrade, da Confederação Nacional da Indústria. Juntos, reunidos e integrados.

O momento brasileiro é grave e sério demais para que os líderes do PIB brasileiro, do setor privado, não apareçam para oferecer para a nação brasileira um projeto conjunto de governança e, no mínimo, ajudar e vigiar o lado público do governo brasileiro, seja ele qual for e venha de onde vier. Não nos  interessam os partidos e sim suas competências.

Não se faz agronegócio sem indústria, sem comércio, sem serviços, sem agropecuária, e sem as políticas públicas. O agronegócio deve nascer dessa orquestração.

Quatro senhores, quatro mega confederações, sem partidos, com um documento, um projeto e o país acima de tudo.

25 de maio: Dia do Trabalhador Rural. Viva o trabalhador e as mulheres trabalhadoras do campo, legítimas heroínas da produção.

Precisamos do nascer de uma nova governança do país, pelas mãos daqueles que têm a responsabilidade e o dever de produzir, comércio, indústria, serviços e agropecuária, com as suas confederações nacionais e seus líderes.  Que venham e apareçam para o jogo!

Tags:

Fonte: CCAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto