Plantio de soja em sucessão ao sorgo-sacarino exige atenção

Publicado em 27/02/2017 15:22

Pesquisa realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) conclui que a semeadura da soja com um intervalo de uma semana após o manejo do sorgo sacarino já seria suficiente para amenizar possíveis efeitos negativos na soja. O plantio de soja imediatamente após o manejo do sorgo sacarino pode prejudicar o desenvolvimento da leguminosa”, explica o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia.

Os estudos comprovaram que os resíduos do sorgo-sacarino – devido à liberação de substâncias alelopáticas -  influenciam no desenvolvimento da soja em sucessão, caso esse intervalo sugerido não seja respeitado. Segundo o pesquisador, a parte aérea e o sistema radicular da soja são prejudicados, o que pode resultar em diminuição do potencial produtivo. 

Essas influências negativas do sorgo sacarino são produzidas por substâncias alelopáticas, ou seja, um processo natural da cultura, que envolve a liberação de metabólitos produzidos pela planta, que influenciam o crescimento e desenvolvimento de cultivos posteriores. O termo alelopatia foi criado pelo pesquisador austríaco Hans Molisch, em 1937, e deriva da união das palavras gregas allélon (de um para outro) e pathos (sofrer). O conceito descreve a influência de um indivíduo sobre o outro, no caso uma planta sobre a outra planta, seja prejudicando ou favorecendo a segunda, e sugere que o efeito é realizado por biomoléculas (denominadas aleloquímicos) produzidas por uma planta e liberadas no ambiente.

“Nesse caso, observamos que o sorgoleone, presente nos resíduos do sorgo sacarino, principalmente nas raízes, é o responsável pelo efeito desfavorável na cultura sucessora”, explica Arroyo. Ele salienta que o experimento foi conduzido em casa de vegetação e os resultados foram muito consistentes. Portanto, mesmo que em condições de campo os efeitos sejam atenuados, o crescimento da soja pode ser prejudicado.

Maiores detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidos por meio da leitura do Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, nº 74 , intitulado “Alelopatia do Sorgo-Sacarino na Soja Cultivada em Sucessão”. Clique https://bit.ly/2m2xrBD e confira.

Tags:

Fonte: Comunicação Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto