Hoje é dia de Equinócio, por Evaristo de Miranda

Publicado em 20/03/2019 09:40

Hoje, o sol não nasceu a Leste, mas NO Leste. No exato ponto cardeal Leste. Ele não se porá apenas a Oeste, mas no ponto cardeal Oeste, NO Oeste.

Hoje é dia de Equinócio. O dia dura 12 horas no Brasil, na Rússia, no México, na Austrália, no Pólo Sul... em todo e qualquer lugar do planeta. Doze horas de luz e doze de noite. O dia é igual à noite. Equinócio de outono. Equi (igual) Nox (noite). Dia de equilíbrio cósmico.

O fato cosmológico lembra o necessário equilíbrio a todos. Por isso, a Igreja católica associa ao à data do equinócio a pessoa de São José, um dos personagens mais equilibrados de toda a Bíblia, o vir Justus (Mt 1,19). O dia do Equinócio combinado à lua cheia determinada a data da Páscoa e do Carnaval a cada ano.

Só existem equinócios, solstícios, as quatro estações e todos os ciclos da vida porque o eixo da Terra é inclinado com relação ao plano de sua translação em volta do solo. Esses fatos cósmicos ajudam a marcar a passagem do tempo e a reflexão. Tempo de Quaresma e de quaresmeiras em flor recorda a passagem e o passageiro. No relógio solar de igrejas barrocas do Brasil se lê a inscrição: vulnerant omnes, ultima necat. Toda hora que passa fere, a última mata. É tempo de viver o presente!

Hoje ao meio dia, os postes não terão sombra nas redondezas de Macapá. Hoje o sol percorre ou traça no solo do planeta a linha do Equador. Outra igualdade. Equilíbrio e mudança. O sol “passa” a circular pelo hemisfério Norte. E se afastará cada vez mais do Brasil. Até o final de junho, quando traçará o Trópico de Câncer, no dia de solstício. Mas isso é outra história.

Evaristo de Miranda, Embrapa Territorial

Tags:

Por: Evaristo de Miranda

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto