Proprietário rural tem até dia 22 para pagar a Contribuição Sindical Rural

Publicado em 11/05/2012 17:13
O proprietário rural que não recebeu a guia de recolhimento pode retirar a 2º via pela Internet ou na sede do Sindicato Rural de Guarapuava.
Terça-feira, 22, é o prazo para todo proprietário de imóvel rural realizar o pagamento da Contribuição Sindical Rural (CSR). É importante destacar que o produtor que não recebeu a guia de recolhimento do exercício pode emitir a segunda via pelo site www.canaldoprodutor.com.br, no link da contribuição sindical, ou procurar o Sindicato Rural de Guarapuava, na rua Afonso Botelho, 58 - Trianon.

A CSR é obrigatória a todo proprietário rural, sendo pessoa física ou jurídica que empreende qualquer atividade econômica rural, tendo ou não empregados, e ela independe da filiação do contribuinte ao Sindicato.

O Sistema Sindical Rural é composto por três entidades, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que atua a nível nacional defendendo os interesses dos produtores brasileiros; as Federações da Agricultura que agem na esfera estadual, como é o caso da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), e os Sindicatos Rurais que trabalham no âmbito dos municípios. Os recursos da CSR são repassados para essas instituições e para o Ministério do Trabalho, que são entidades que trabalham a favor dos anseios de toda a classe rural, daí a importância da contribuição.

Inadimplência ou atraso

A inadimplência da Contribuição causa as penalidades que estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que são: o produtor que não tiver o comprovante de pagamento não poderá participar de processo licitatório e não obterá registro ou licença para o funcionamento ou renovação de atividades para estabelecimentos agropecuários.

Já o pagamento após o dia 22 de maio acarretará uma multa de 10% no primeiro mês, e um adicional de 2% por mês subseqüente de atraso, juros de mora 1% ao mês.
Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli