PIB Agropecuário pode cair ainda mais, diz especialista

Publicado em 04/06/2012 11:38
De acordo com José Garcia Gasques, coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério 
da Agricultura, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no próximo trimestre pode apresentar queda ainda mais acentuada. Isso se deve ao efeito da seca do Nordeste que será melhor contabilizado, principalmente em relação à produção de milho e feijão.

Nesta sexta-feira,o IBGE divulgou um recuo de 8,5% no PIB da agropecuária no primeiro trimestre do ano em relação a igual período de 2011. A forte baixa se deve principalmente à quebra da produtividade da safra brasileira de soja, provocada pela estiagem que castigou as lavouras na região Sul. Gasques estima que a soja tem uma participação de 23% no Valor 
Bruto da Produção agropecuária (VBP) e observa ainda que na comparação deste ano está pesando o fato de a oleaginosa, em 2011, ter registrado bom desempenho, tanto em termos de produtividade quanto de preços.

Os estudos elaborados pelo especialista projetam atualmente uma queda de 2,3% para este ano, provocada basicamente pelo recuo de 13% no valor da soja. Segundo ele, o aumento de 50% da produção de milho de segunda safra na região Centro-Sul, plantado após a colheita da soja, deverá servir de amortecedor para a queda do VBP nos próximos meses.

Com informações do BrasilAgro
Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas