Plano Safra terá juro menor ao produtor

Publicado em 05/06/2012 09:59
Corte deve ser de 0,5 ponto na taxa hoje congelada em 6,75% ao ano
Após a sétima queda consecutiva na taxa básica de juros no país, o Plano Safra 2012/13 reduzirá em pelo menos, meio ponto percentual o juro do crédito da agricultura empresarial, de 6,75% ao ano. O pleito da Farsul(Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul),contudo, é que a taxa seja reduzida para um percentualentre 5% e 5,5%. De acordo com o presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad,a medida seria coerente para superar o baque da seca.

Segundo o secretário-executivo do ministério, José Carlos Vaz,os pleitos estão em negociação há mais de 30 dias com o Banco Central e o Ministério da Fazenda, e haverá incremento nos R$ 107,2 bilhões disponibilizados em 2011 para custeio e investimento.Consta ainda revisão de preços mínimos e da verba para seguro rural. "O Plano Safra será melhor que o que está em curso",revela.

Para Antônio da Luz, economista da Farsul, é preciso menos conservadorismo. Ele lembra que a Selic caiu 30% nos últimos dois anos. "Se o governo acredita que a inflação está sob controle e aposta no Brasil, o corte poderia ser um pouco mais agressivo." 

O anúncio da baixa dos juros no Plano Safra deve ser feito ainda este mês pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em Brasília. 

Hoje, o menor juro para o setor é o do Programa Agricultura de Baixo Carbono, de 5,5%. 

Com informações do Correio do Povo
Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano