Ministério da Agricultura cancela reunião sobre endividamento agrícola

Publicado em 27/06/2012 07:28 e atualizado em 27/06/2012 08:34
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) foi informado na tarde desta terça-feira que a reunião agendada para amanhã, dia 27, em que seria anunciada uma proposta de renegociação das dívidas dos produtores de suínos, arroz, soja e maçã foi cancelada pelo Ministério da Agricultura. A Secretaria de Política Agrícola da Pasta deverá se manifestar sobre o pleito dos suinocultores só no dia 12 de julho e ainda não confirmou a data para os outros segmentos.

A expectativa era de que as medidas de socorro ao campo fizessem parte do plano agrícola e pecuário 2012/13 que será divulgado na próxima quinta-feira, dia 28. Heinze lamentou a decisão do governo e disse que o setor rural não pode mais esperar. Segundo ele, o endividamento é muito grande e um elevado percentual de produtores já está em processo de cobrança judicial. “Há praticamente nove meses apresentamos uma proposta para refinanciamento desses débitos. Na última reunião houve o comprometimento que teríamos um parecer nesta semana e na última hora a decisão foi adiada mais uma vez. O caos já está instalado no campo e o governo precisa agir com mais rapidez”, reclama.

Na mesma tarde, Heinze participou de uma reunião com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e voltou a cobrar medidas governamentais para solucionar o passivo acumulado dos agricultores. “Os arrozeiros sofrem com os baixos preços, os sojicultores pelas contínuas estiagens que exterminaram as lavouras e os suinocultores, que ainda persistem na atividade, com as dificuldades de comercialização”, detalha.

Heinze também chamou a atenção do secretário Barbosa para o vencimento das operações de custeios e de investimentos que estão suspensas até o próximo dia 31 de julho, prazo concedido pela resolução 4.048. O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuaria afirmou que a equipe econômica precisa se manifestar antes dessa data. “Não há mais como adiar. O governo precisa, urgentemente, anunciar um amplo pacote com prazos e juros menores capazes de garantirem o pagamento das dívidas dentro da realidade do homem do campo, além de permitir a continuidade de acesso ao crédito”, afirma.
Fonte: AI Dep. Luis Carlos Heinze

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli