Inflação dos alimentos nos EUA pode aumentar de 3 a 4% em 2013
Publicado em 25/07/2012 16:11
A inflação dos alimentos deverá aumentar de 3 a 4% quando os impactos de uma das piores secas dos Estados Unidos começarem a ser sentidos nas prateleiras dos supermercados. A previsão é do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e foi a primeira projeção para 2013. Ainda segundo o relatório divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (25), os preços dos alimentos deverão aumentar de 2,5 a 3,5% este ano.
A carne bovina pode subir cerca de 5% refletindo os ajustados estoques de milho e os preços do grãos em altos patamares. Desde 15 de junho, o cereal já registra ganhos de mais de 50%.
Na semana passada, os futuros da soja e do milho alcançaram preços recordes e do trigo bateram em suas máximas desde 2008 por conta da seca nos Estados Unidos que castiga, principalmente, a região Meio-Oeste - onde está o Corn Belt - e também as Grandes Planícies. De acordo com a consultoria Doan Advisory Services Co, esta pode ser a menor safra de milho dos EUA desde 2006.
"O repasse dessa variação de preços das commodities agrícolas para os preços no varejo demora alguns meses para acontecer. Sendo assim, o maior impacto da seca será sentido em 2013", disse Richard Volpe, economista do USDA.
Por: Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas