Agricultores familiares tornam-se multiplicadores em Dia de Campo

Publicado em 15/08/2012 09:53
Técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL) demonstraram durante toda manhã desta terça-feira, 13, qual o manejo correto para plantação de mudas de citrus. A ação aconteceu na comunidade Santa Helena, município de São Luiz do Quitunde, no Litoral Norte do estado, e contou com cerca de cinquenta agricultores familiares da região.
 
O dia de campo, conduzido na propriedade do agricultor Antônio Rosendo dos Santos, foi dividido em cinco estações, as quais mostraram: a análise do solo, como fazer a adubação verde, como preparar e utilizar o composto orgânico, o passo a passo de uma plantação correta e as medidas para se produzir a calda bordolesa, fungicida recomendado para o uso no cultivo da laranja e limão.
 
Na região, os agricultores familiares vivem basicamente da produção e comercialização de frutas, a distribuição de sementes de laranja pêra, laranja pokan e limão, fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), tem entusiasmado os agricultores.
 
“Com orientação técnica é tudo mais simples. Eu e meus dois filhos plantamos, coco, banana, macaxeira e ficamos muito felizes em poder cultivar a laranja, é um produto que tem saída no mercado e de fácil manejo. Meus planos é aos poucos plantar somente laranja, de várias qualidades”, contou o agricultor Antônio Rosendo.  
 
Para diretora-presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, o mais importante na formação de uma unidade demonstrativa ao ar livre é a multiplicação do conhecimento. “Os agricultores que participam das ações de extensão rural são semeadores de conhecimento. Tudo que é aprendido aqui é repassado para os vizinhos e as dúvidas e questionamentos são esclarecidos no momento do encontro”, destacou Inês Pacheco.
 
Desde o inicio deste ano estão sendo distribuídas 500 mil mudas de citros a famílias atingidas pela enchente de 2010 em Alagoas. A ação visa à recuperação dos agricultores familiares que acumularam perdas devido as fortes chuvas que atingiram o estado.
Fonte: Emater AL

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli