Aprosoja realiza seminário sobre cooperativismo nos dias 22 e 23 de agosto em Sorriso/MT

Publicado em 16/08/2012 17:38
Cooperativismo pode ser a saída para ter mais lucratividade nos negócios. Aprosoja implanta programa de fomento e intercâmbio de cooperativas de produtores e quer estimular agricultores a trabalharem em grupos.
É cada vez mais crescente a concentração e expansão de grandes grupos empresarias na agricultura mundial. Impulsionados pela necessidade de ter mais eficiência, escala e competitividade, os pequenos e médios produtores rurais do estado veem no modelo de cooperativismo a oportunidade de se tornarem ‘grandes’ e conseguirem se manter na atividade dentro deste atual ambiente de negócios. E é exatamente estas vantagens que a Aprosoja irá apresentar, nos próximos dias 22 e 23 de agosto, em um Seminário de Cooperativismo, que será realizado em Sorriso.

Por meio do Cooprosoja - Programa de Fomento e Intercâmbio de Cooperativas de Produtores, a entidade objetiva estimular os agricultores a trabalharem em grupos ou em cooperativas para redução de custos e aumento dos ganhos.

O seminário vai reunir especialistas no assunto, como o professor Fábio Chaddad, um dos principais consultores e estudiosos em estratégia e organização de cooperativas, com muitos trabalhos realizados no setor. Chaddad é atualmente professor da Universidade do Missouri (EUA), e vem a Mato Grosso para apresentar o estudo que está realizado em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) sobre as melhores práticas cooperativistas do estado. O professor levantou dados e analisou o atual modelo das dez maiores cooperativas agrícolas do estado.

Segundo o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o modelo antigo de cooperativismo afastou muitos produtores. “Queremos agora resgatar a confiança deste sistema e mostrar para os produtores que é possível trabalhar em cooperativas, atendendo aos atuais modelos de negócios. Realizamos uma ampla pesquisa e contratamos uma consultoria especializada no assunto, para munir os interessados de informações e exemplos bem sucedidos de trabalho em cooperativas”, afirmou Fávaro.

PESQUISA – Uma pesquisa da Aprosoja apontou que Mato Grosso possui 13% dos produtores de soja, milho e algodão em sistema de cooperativas, de um universo de 4.331 produtores analisados. A grande maioria dos cooperados está na cultura do algodão.

A Aprosoja pesquisou também junto aos associados da entidade de que forma eles negociavam a compra de insumos e a venda da produção. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Vetor e os resultados foram: 75% informaram que compram os insumos de forma individual; 16% em condomínios ou cooperativas; 5% em grupo informal; 3% compram parte dos insumos em grupo formal e 2% parte em grupo informal.

No quesito venda da produção, 83% dos entrevistados comercializam individualmente a produção; 10% em condomínio ou cooperativas; 2% em grupo informal; 3% comercializam parte em grupo formal e outros 2% parte em grupo informal.

Aprosoja aferiu que os produtores de soja cooperados tiveram ganhos de 44% a mais do que os que atuaram isoladamente. A rentabilidade foi de seis sacas a mais por hectare dos cooperados frente aos não cooperados. As informações foram obtidas com base nos dados da safra 2010/11.

PROGRAMAÇÃO – O Seminário de Cooperativismo inicia no dia 22, às 14h, na sede do Sindicato Rural de Sorriso, com apresentações de Fábio Chaddad, da Aprosoja, da OCB, Sicredi e da consultoria Prado & Suzuki, que elaborou um manual prático das cooperativas agrícolas. Haverá também uma palestra do Instituto Pró-Governança, criado para identificar sinergias entre as cooperativas agrícolas já existentes no estado. O dia seguinte será de visitas e reuniões em duas cooperativas sediadas no município, a Cocaen e a Covil, esta última exclusiva de armazenagem.
Mini Currículo Fábio Chaddad - É professor de economia e gestão do agronegócio na Divisão de Ciências Sociais Aplicadas da University of Missouri, EUA e também do Insper em São Paulo.  Atualmente leciona estratégia empresarial, governança corporativa e economia organizacional para alunos de graduação e pós-graduação.  Suas atividades de pesquisa focam na economia e gestão de organizações cooperativas e arranjos colaborativos entre organizações no sistema agro-industrial.  Fabio tem Ph.D. em Economia Aplicada pela University of Missouri, Mestrado em Administração pela FEA/USP e graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP.

Serviço: 

Data: 22/08/2012 - 23/08/2012
Horário: 14:00 - 18:00
Local: Sindicato Rural
Cidade: Sorriso/MT

​O Programa Cooprosoja (Programa de Fomento e Intercâmbio de Cooperativa de Produtores de Soja) realiza em Sorriso o Seminário Cooperativismo, nos dias 22 e 23 de agosto.

Programação:

Dia 22/08 - das 14h às 18h - Sindicato Rural
Apresentações temáticas da OCB, prof. Fábio Chaddad, Aprosoja, Sicredi e Prado & Suzuki;
Encerramento e jantar

Dia 23/08 - das 8h às 12h - Coacen e Coavil
Visita às instalações da Coavil;
Visita às instalações da Coacen;
Reunião com as diretorias da Coavil e Coacen sobre histórico, atividades e práticas de ambas as cooperativas. 


Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli