O julgamento do Mensalão confirma os piores temores de Lula e do PT

Publicado em 31/08/2012 08:02
por Polibio Braga, do RS


O julgamento do Mensalão confirma os piores temores de Lula e do PT

Ao votar pela condenação do deputado João Paulo Cunha, PT de São Paulo, também pelo crime de lavagem de dinheiro, o ministro Ayres Brito desempatou o jogo, porque até ali o placar era de 5 x 5.

. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, uma das estrelas mais reluzentes do PT, foi condenado pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passíva.

. Ele foi o primeiro político petista de expressão a ser condenado.

. E irá para a cadeia.

. Raposas petistas mais felpudas, como o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do Partido, José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, estão mais do que alarmados.

. E com razão.

. O STF lava a alma da nação ao proclamar que o mensalão existiu, sim, e que os membros da organização criminosa irão para a cadeia.

. O julgamento mal começou. Apenas um de oito itens previstos para julgamento foi concluído.

. E já se percebem os efeitos.

. Em São Paulo, condenado, corrupto julgado, o deputado João Paulo Cunha renunciou à condição de candidato a prefeito de Osasco. Em todo o País, o PT lidera em apenas uma das 27 capitais.

. É uma débâcle inevitável.

. O PT não terá como conviver com a mancha que o STF prende-lhe na cara, o que quer dizer que finalmente será obrigado a fazer o que negou a Tarso Genro quando estourou o escândalo, ou seja, terá que refundar-se - desaparecer.

. Se tudo continuar como ocorre no STF, o País será outro a partir dali.

Julgamento chamuscará para valer o Banco Rural

Assim que o ministro Ayres Brito concluiu o voto de condenação ao deputado João Paulo Cunha, a palavra voltou para o ministro relator Joaquim Barbosa, que tratou do  núcleo financeirodo mensalão,envolvendo os réus Kátia Rabello, Vinícius Samarane, Ayanna Tenório e José Roberto Salgado, todos do Banco Rural.. Eles respondem por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas - esse último só não é imputado a Ayanna.

. O núcleo financeiro cuidava para que a propina chegasse aos parlamentares em segurança, longe da vista dos órgãos de controle. 

. Joaquim Barbosa falou em "informações contábeis falsas", prestadas pelo Banco Rural. Ele lê um laudo de peritos a respeito da atuação do Banco Rural, que criminosamente concedeu empréstimos de31 milhões para a DNA de Marcos Valério.

. O Banco Rural sairá chamuscado deste julgamento e seus diretores irão parar na cadeia, caso os demais ministros acompanhem o voto de Joaquim Barbosa.

Fonte: Blog Polibio Braga (RS)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli