Comissão aprova garantia de preço mínimo para secagem, recepção e limpeza de produtos agrícolas

Publicado em 14/12/2012 08:37
A garantia de preço mínimo para os gastos com secagem, recepção e limpeza de produtos agrícolas foi aprovada nesta quarta-feira, 12, por unanimidade, na Comissão de Agricultura da Câmara.

O texto, relatado pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), também inclui o ressarcimento integral dos custos com sobretaxa e tarifa de armazenamento, classificação, reclassificação, análise, embalagem e ICMS dos produtos.

"Ampliar a política de preços mínimos garante ao produtor maiores garantias, o que é imprescindível num setor com economia tão suscetível", explicou Alceu Moreira.

A política do preço mínimo foi adotada na década de 60 pelo governo federal. Os preços são balizados pelos ministérios da Fazenda e da Agricultura, que adquirem a produção excedente e financiam a estocagem no intuito de proteger os produtores.

De autoria do deputado Sandro Alex (PPS/PR), o projeto segue agora para a Comissão de Tributação e Finanças.
Fonte: AI Dep. Alceu Moreira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor
Jornalista Andressa Simão, do Notícias Agrícolas, conquista 2º lugar no 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo