Produção no RS aumenta 30% na safra de grãos atual

Publicado em 08/02/2013 13:10
As regiões Nordeste e Sul apresentam maior percentual de crescimento
O quinto levantamento da safra de grãos 2012/13 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aponta crescimento na produção de grãos nas regiões Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

De acordo com a estimativa, as regiões Nordeste e Sul terão maior crescimento percentual dentre outras regiões do País. O Nordeste apresenta alta de 27,7% em relação à temporada anterior, sendo a Bahia o destaque da região, com produção prevista de 7,16 milhões de toneladas na safra 2012/13 (aumento de 13,2% sobre 2011/12).

Já o Sul deve apresentar aumento de 20,9%. Estima-se que o Rio Grande do Sul terá a maior alta de produção da região, de 30% sobre a safra passada. O Centro-Oeste aparece nas pesquisas com acréscimo de 5,3%, alcançando a maior produção entre todas as regiões: cerca de 75 milhões de toneladas.

A região Norte possui uma perspectiva de crescimento de 7,6%, cujo estado de Tocantins se destaca com alta de 11,6% na produção. A estimativa para o Sudeste permanece estável, com exceção para o estado do Espírito Santo, que aponta um aumento de 5,8% na safra de grãos.

A previsão de crescimento anunciada pelo Mapa tem por base, principalmente, a recuperação na produção de culturas nas regiões Sul e Centro-Oeste – que foram prejudicadas na última safra pelas condições climáticas desfavoráveis – e ao acréscimo de 2,6 milhões de hectares na área de soja, e de 8,5% (647,8 mil hectares) no milho segunda safra.
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sicredi tem carteira de investimentos de mais de R$ 6 bilhões para energias renováveis
Compilação de dados ajuda a tirar a descarbonização na agricultura da teoria e levar para a prática
Relação Itália - Brasil na área de máquinas agrícolas pode crescer no setor da fruticultura
Dólar pesa mais do que Chicago na formação dos preços da soja no Brasil neste momento
Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio