Relação produção x consumo no Brasil ainda não acompanha metas da FAO

Publicado em 09/10/2013 08:55

Tendo em vista a importância global do Brasil na produção de alimentos no presente e futuro, acontece nesta quinta-feira (10.10), em São Paulo (SP), o lançamento do Desafio 2050 para a sociedade, propondo a união dos principais elos do agronegócio, grandes players do mercado e sociedade em geral para apresentar soluções para alimentar um mundo com 9 bilhões de pessoas em 2050.

Cruzando informações da produção agropecuária brasileira entre 2009 e 2013 chega-se ao número de pouco mais de 10% de crescimento na média da produção brasileira dos principais grãos, cereais, oleaginosas e proteínas animais (somando as três principais carnes e leite) nos últimos quatro anos. Vale lembrar que 2009 é o ano utilizado pela FAO como base para o relatório sobre o desafio do uso de terras e água, documento que estipula em 70% o volume a ser aumentado na produção global de alimentos para alimentar em 2050 um mundo com 9 bilhões de pessoas.

“O desafio do aumento da produção de alimentos já deixou de ser algo restrito ao mundo rural. Hoje, só conseguiremos atingir as metas estipuladas pela FAO com o engajamento de diversos setores e entidades com grande representação social”, ressalta o diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Eduardo Daher.

Este comprometimento de diversos elos será o foco do V Fórum Inovação, que acontece no próximo dia 10 de outubro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo (SP). O evento reunirá autoridades e representantes de entidades como a FAO, Andef, Abag, Google, TNC (The Nature Conservancy), Instituto Todos pela Educação e Embrapa. Na ocasião, todos assumirão a sua parte no desafio de combater a fome nos próximos anos e responder à pergunta: ‘Juntos, conseguiremos ampliar a produção e o bom uso de alimentos para alimentar 9 bilhões de pessoas?’.

Números da produção – Apesar de o Brasil ter assumido nos últimos anos a posição de maior potência global na produção de alimentos, o crescimento da produção ainda não atende às expectativas da FAO para que seja possível alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050. Um bom exemplo pode ser detectado na produção animal. Enquanto a produção brasileira de carne bovina cresceu 5,43% em volume, o consumo interno teve evolução de 7,27%. A diferença entre produção x consumo só não é maior porque as exportações se mantiveram estáveis.

Na carne suína, nova diferença negativa, com produção subindo 11,28%, consumo interno 14,39% maior no período e exportações no mesmo patamar. A grande disparidade está na avicultura: crescimento de 20,41% no volume de produção da carne de frango, enquanto o consumo interno do produto subiu 24,11% e as exportações 13,22%.

“Realmente tratam-se de informações preocupantes, ainda mais tendo em vista o grande desafio que temos pela frente de ampliar muito a produção global de alimentos nos próximos anos. Porém, temos boas perspectivas com o emprego de novas técnicas e tecnologias no campo, além do engajamento da sociedade no bom uso de alimentos”, complementa Daher.

V Fórum Inovação - Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo (SP)
Data: 10/10/2013
Realização: FAO, Andef, Abag e Embrapa

Programação:

PALESTRAS

8h30 - 9h00 Credenciamento / Welcome Coffee
9h00 - 9h10 Abertura / Desafio 2050
9h10 - 9h20 Apresentação: Andef
9h20 - 9h30 Apresentação: Abag
9h35 - 9h55 Palestra: Alan Bojanic, representante da FAO/ONU no Brasil
10h - 10h20 Palestra: Maurício Lopes, presidente da Embrapa
10h20 - 10h35 Homenagem à Revolução Verde
10h35 - 10h55 Palestra: Suelma Rosa, representante da The Nature Conservancy (TNC) no Brasil
11h - 11h20 Palestra: Alejandra Vejasco, representante do movimento Todos Pela Educação
11h25 - 11h45 Palestra: Francisco Gioielli, gerente de vendas do Google Enterprise no Brasil
11h50 - 12h10 Palestra: Humberto Pereira, editor-chefe do programa Globo Rural
12h10 - 12h20 Encerramento / Desafio 2050

Fonte: Fórum Inovação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece