Chuvas no Sul: Balanço parcial aponta perdas de 30% na produção agropecuária do PR

Publicado em 12/06/2014 08:21

A Defesa Civil de Guarapuava, no Paraná, estima que 30% da produção agropecuária do município tenha sido prejudicada pela chuva do fim de semana. A atividade leiteira foi a mais afetada.

Só em Guarapuava, região centro-sul do estado, 3,5 mil famílias que vivem na área rural foram atingidas pela chuva ou porque não conseguiram sair de casa ou porque não conseguiram escoar a produção, caso de Vanderley Kuachinhak, que perdeu mais de 500 litros de leite.

Ao todo, 40 pontes ficaram danificadas na zona rural e desde domingo (08), toda a produção do município, de 100 mil litros de leite por dia, deixou de ser recolhida. O prejuízo acomete também as hortaliças. A água comprometeu a plantação e destruiu a estrutura das estufas. Foi tão rápido, que Arani Hilário Santos nem teve tempo de tentar salvar as verduras. “A água veio com bastante força. Na madrugada de sábado para domingo, a gente acordou com água já na entrada da casa e onde tinha plantação, já estava tudo inundado", diz.

O prejuízo do produtor rural vai além da perda com as hortaliças. A água veio com tanta força que acabou levando embora a parte boa da terra e seus nutrientes. Em uma determinada área foram arrastados, pelo menos, 30 centímetros do solo. Para o produtor conseguir recuperar isso, vai levar de um ano e meio a dois anos.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista