Argentina busca estar novamente no foco dos principais mercados agrícolas

Publicado em 14/11/2016 15:37

A Argentina busca estar de volta ao foco dos principais mercados agroindustriais. É o que afirmam os quatro conselheiros agrícolas argentinos que estão nos Estados Unidos, União Europeia, China e Brasil.

José Molina, que trabalha nos escritórios de Washington (EUA), destacou que as importações alimentícias do país passam os US$150 bilhões e que a Argentina participa de apenas 1% desse mercado. Agora, os países estreitam as conversas sobre carne e limões. "Nosso objetivo é que a administração Obama conclua a entrada dos limões argentinos porque estão dadas as condições fitossanitárias e o compromisso político", disse.

E com relação à carne bovina, os Estados Unidos importam um milhão de toneladas. "Não creio que Trump irá se preocupar com 20.000 toneladas de carne argentina", disse.

Outro mercado chave para o país é a União Europeia. O conselheiro Gastón Funes descreveu que o bloco importa 110 bilhões de euros de alimentos ao ano. 70% dos produtos são commodities e matérias primas.

A Argentina ocupa um lugar privilegiado nesse mercado, já que é o terceiro país provedor, exportando 6 bilhões de euros (5,5% do total) e, neste ano, teve um aumento de 10% nas exportações depois de 4 anos de queda. O farelo de soja representa 40% dos envios. Funes, portando, diz que "não se pode depender de um produto somente" e pretende levar o biodiesel argentino também.

No Brasil, o conselheiro Javier Dufourquet lembra que a Argentina não terá o mesmo cenário do ano passado, quando houve uma menor safra brasileira devido à seca e, consequentemente, foram importadas 18 milhões de toneladas dos argentinos para suprir a demanda interna. Por outro lado, as exportações argentinas de trigo ao Brasil devem superar as 3,8 milhões de toneladas este ano.

Na China, a Argentina é o 7º provedor de produtos agrícolas, sobretudo no complexo soja, como lembra o conselheiro Hernás Viola, localizado em Pequim.

Com informações do Clarín

 

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli