Produtores cobrem prédio do Conselho Europeu de leite em pó em protesto

Publicado em 24/01/2017 06:48

Produtores de laticínios cobriram de branco nesta segunda-feira (23) a entrada do Conselho Europeu em Bruxelas depois de espalhar quilos de leite em pó para exigir um mecanismo permanente de gestão da crise leiteira, constatou a AFP.

A ação, realizada por 60 manifestantes convocados pelo sindicato europeu European Milk Board (EMB), ocorreu durante uma reunião dos 28 ministros europeus de Agricultura no interior do edifício.

Os produtores, procedentes, entre outros, de França, Alemanha e Lituânia, protestam contra a decisão da Comissão Europeia de colocar à venda progressivamente as reservas de leite em pó retiradas para tentar estabilizar os preços, no auge da crise de superprodução.

“O problema de base não foi solucionado”, explicou à AFP um dos manifestantes, Henri Lecloux, membro dos grupo de agricultores Via Campesina e MAP.

O executivo comunitário decidiu no fim de novembro colocar à venda mediante vários pacotes até 6% das 355 mil toneladas retiradas do mercado e acumuladas nos países do bloco há quase um ano, embora tenha advertido que não venderia a qualquer preço.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha quase estável após semana agitada; Petrobras cai
Aprosoja-GO, Faeg e deputada federal Marussa Boldrin pedem melhorias nas fiscalizações do Crea-GO
Aprosoja-MT envia representantes ao Rio Grande do Sul para prestar solidariedade
CNA participa de lançamento da Comissão Estadual das Mulheres do Agro de Tocantins
Agro e Prosa Episódio 744 - Apagão de mão de obra ameaça crescimento da IATF no Brasil