Entregas de fertilizantes cresceram 23,6% em janeiro deste ano

Publicado em 20/02/2017 09:15

As entregas de fertilizantes totalizaram 2,63 milhões de toneladas no Brasil em janeiro deste ano, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Historicamente, foi o maior volume entregue no mês. Em relação a janeiro de 2016, houve crescimento de 23,6%.

A demanda neste momento é principalmente pelos setores de laranja e cana-de-açúcar.

Para 2017, a Scot Consultoria estima um volume entregue entre 35,0 milhões e 36,0 milhões de toneladas de fertilizantes entregues no país. Em 2016 foram entregues 34,08 milhões de toneladas.

Com relação aos preços, o dólar recuando em relação ao real em janeiro e fevereiro são fatores baixistas para as cotações no mercado brasileiro. Por outro lado, o da oferta, algumas empresas falam em uma disponibilidade menor de adubos e matéria-prima desde o final do ano passado.

Em curto e médio prazos espera-se maior movimentação no mercado brasileiro de fertilizantes, fato que pode dar sustentação às cotações. Vai depender do câmbio e do ritmo das importações.

Por fim, a Anda estimou os estoques de passagem em 2016 em 5,07 milhões de toneladas de fertilizantes, frente as 5,40 milhões de toneladas ao final de 2015.

 

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Seguradoras marítimas de Londres ampliam área de alto risco no Golfo do Oriente Médio
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Importações de óleo de palma pela Índia sobem 10% em fevereiro, ao maior nível em seis meses
Tropas israelenses realizam incursões ao longo de partes da fronteira libanesa, diz autoridade
Inflação na zona do euro pode aumentar com uma guerra prolongada no Irã, alerta economista-chefe do BCE
Petrobras não costuma repassar volatilidades repentinas ao mercado interno, diz CEO