No oeste da Bahia, rios da discórdia estão transbordando e jogando água para fora

Publicado em 08/11/2017 11:01

Foto desta quarta-feira, 8 de novembro, mostra as chuvas chegando a Jaborandi/BA

As chuvas continuam chegando de forma generalizada ao oeste da Bahia, favorecendo ainda mais os rios locais e as imagens que chegam da região comprovam isso. As fotos e o vídeo a seguir ilustram o deck do rio Formoso em 7 de novembro, na cidade de Jaborandi. 

Imagens de satélite registraram nesta manhã de quarta-feira (8) a ocorrência de um sistema histórico sobre estados do Brasil Central, com nuvens pesadas sobre o estado de Tocantins, Goiás, Leste de Mato Grosso, Noroeste de Minas Gerais e Oeste da Bahia.

As precipitações deverão continuar a ocorrer até esta quinta-feira (9), com a presença de um sistema histórico mantendo sobre esses estados pesadas nuvens de chuvas. 

Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet mostra muitas instabilidades em toda a região do Matopiba. Essa condição perdura até pelo menos a segunda quinzena de novembro.

"(Os manifestos) são ações políticas travestidas de ações de preserção ambiental. As fotos mostram também o rio Arrojado no dia da invasão (da fazenda Igarashi) cheio para este período de seca", disse um produtor local.

Imagens do rio Formoso no Oeste da Bahia

Mais imagens mostram também o resultado dos investimentos dos empresários locais em irrigação: produção eficiente de alimentos. As fotos mostram a estrutura antes da destruição e a colheita do feijão. A área total da fazenda Igarashi na região é de 4 mil hectares, sendo que 2,5 mil serão irrigados. Neste ano, porém, o primeiro com cultivo e colheita do grão, foram plantados 1,2 mil hectares, irrigados, e que deverão resultar em uma produção de 3,6 mil de toneladas. Com esse volume, seria possível alimentar 200 mil pessoas por um ano comendo uma média de 50 gramas de feijão ao dia. Quando todos os 2,5 mil hectares forem plantados, esse número de pessoas alcançadas deve chegar a 1 milhão de pessoas por ano. 

Veja, no link abaixo, a entrevista de Marco Aurélio Naste, advogado do Grupo Igarashi, ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira. A empresa conta com autorização em vigor do Inema (Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) baseada em critérios internacionais e ações estão longe de comprometer o volume dos rios locais. Não só financeiros, prejuízos impactam diretamente no potencial da produção de alimentos da propriedade.

>> Fazenda Igarashi usa menos da metade do volume de água para irrigação permitido pela outorga que possui

Já nas imagens abaixo, o triste resultado da falta d'água. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides