Tragédia em Brumadinho: Faemg solta nota em apoio aos produtores rurais

Publicado em 31/01/2019 14:52

O SISTEMA FAEMG, juntamente com os sindicatos, se mobiliza para oferecer apoio e assessorias técnica, ambiental e jurídica aos produtores rurais atingidos direta ou indiretamente pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Na próxima semana, será promovida uma reunião no Sindicato de Produtores Rurais de Brumadinho, com o objetivo de levantar as necessidades e buscar soluções.

A área afetada faz parte do chamado “cinturão verde” do entorno de BH, que abastece a CEASA e a região metropolitana com hortaliças.

Aqueles que tiveram propriedades atingidas não devem captar água de rios e córregos com resquícios de rejeitos para nenhuma atividade – nem irrigação nem para o consumo dos animais. A água oferece riscos à saúde, segundo laudo darede integrada de monitoramento de qualidade das águas e sedimentos, composta pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Copasa, Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

De acordo com dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) da área da Bacia do Rio Paraopeba, estão localizadas aproximadamente 570 propriedades, na calha do rio. Dados oficiais estão sendo levantados pelo grupo estratégico criado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Fonte: FAEMG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha quase estável após semana agitada; Petrobras cai
Aprosoja-GO, Faeg e deputada federal Marussa Boldrin pedem melhorias nas fiscalizações do Crea-GO
Aprosoja-MT envia representantes ao Rio Grande do Sul para prestar solidariedade
CNA participa de lançamento da Comissão Estadual das Mulheres do Agro de Tocantins
Agro e Prosa Episódio 744 - Apagão de mão de obra ameaça crescimento da IATF no Brasil