Conab debate estratégias para a agricultura mundial com países integrantes do G20 na Itália

Publicado em 13/05/2019 18:07

A partir desta segunda até sexta-feira (17), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa da reunião Grupo de Observação da Terra ou, simplesmente, Geoglam, na sigla em inglês. Trata-se de uma entidade internacional criada para subsidiar políticas públicas dos países integrantes do G20. O encontro acontece durante o evento Living Planet Symposium 2019, em Milão, Itália. Na ocasião, a Conab vai compartilhar a experiência relativa ao monitoramento de safras, que dispõe de informações sobre a estimativa da produção e da produtividade, monitoramento agrícola, características das culturas pesquisadas e outros.

O encontro é considerado estratégico, uma vez que são debatidas as ações no âmbito da agricultura 4.0 que visa, entre outros objetivos, pensar em metodologias e práticas que permitam o aprimoramento da gestão do conhecimento na agropecuária. Entre as ações estão, por exemplo, a transferência de tecnologia da informação no campo. Quem representará a Companhia na ocasião será o analista de mercado, Lucas Barbosa Fernandes, da Gerência de Geotecnologia do órgão, que participa ativamente dos trabalhos de monitoramento agrícola da empresa.

Atualmente, o Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo e, desde 2012, é representado oficialmente pela Conab no Geoglam, o que fortalece a empresa como geradora de inteligência agropecuária e reforça a importância do país no cenário agrícola mundial. A previsão feita pela Companhia para a safra brasileira é referência internacional e utilizada por analistas de vários países. Todos os meses, a empresa contribui com dados e informações agrícolas, voltadas às condições de suas principais culturas, entre elas arroz, trigo, soja e milho. Os dados são repassados mensalmente para o Geoglam e ajudam a compor o relatório mensal do Agricultural Market Information System (Amis).

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 20 dias sem chuvas, Vuporanga/SP já tem problemas no milho e sorgo
Novos carregadores frontais da Marispan permitem maior amplitude de descarregamento e facilidade no acople e desaclope
Green X da Piccin quer democratizar o uso de tecnologias nas fazendas, integrando sistemas e promovendo recomendações úteis para incremantar produtividade das lavouras
Na Agrishow, Yanmar apresenta todo o seu portfólio de miniescavadeiras
Sicredi tem carteira de investimentos de mais de R$ 6 bilhões para energias renováveis