Abertura oficial do Zootec 2019 acontece nesta quarta com palestra sobre evolução das raças zebuínas e painel de nutrição animal

Publicado em 13/08/2019 09:19
Participantes de todo país chegam à capital mundial do Zebu para o Zootec

Tudo pronto para o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019). Considerado o maior evento de Zootecnia do Brasil, o Zootec será aberto oficialmente nesta quarta-feira (14), às 09h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, no Parque Fernando Costa/ABCZ, em Uberaba (MG). Amanhã (13), serão ofertados aos mais de mil congressistas confirmados 15 minicursos na ABCZ, Alta Genetics, Fazu, IFTM e Brazilian Cattle.

O Zootec inicia oficialmente na quarta-feira (14). Após a cerimônia de abertura, o diretor acadêmico da Fazu e presidente do Zootec 2019, Msc. Carlos Henrique Cavallari Machado, irá ministrar a palestra intitulada “Evolução das Raças Zebuínas: um relato histórico”. Zootecnista formado pela Fazu, Carlos Henrique atuou como superintende técnico da ABCZ há mais de duas décadas e é jurado efetivo das raças zebuínas há 25 anos.

Seguindo a programação do Zootec, o primeiro painel do evento será o de Nutrição Animal. A palestra “Avanços tecnológicos na área de produção de bovinos de corte a pasto” será apresentada pelo professor Esp. Adilson de Paula Almeida Aguiar. Especialista em Solos e Manejo de Pastagens, Adilson é consultor em projetos de pecuária de corte e leite desde 1991 no Brasil e no exterior, já implantou e acompanhou mais de 340 projetos de pecuária de corte e mais de 45 de pecuária de leite, sozinho e com parceiros.

Já a Dra. Melina Bonato, da ICC Brasil, ministrará a palestra “Uso de aditivos alternativos na avicultura: além da substituição ao antibiótico”, em que falará sobre os benefícios do uso das leveduras utilizadas na alimentação animal. Há 25 anos, a empresa brasileira une pesquisa e biotecnologia, realizando experimentos que comprovam os benefícios de aditivos de levedura em diversas espécies animais. Com um controle de qualidade rigoroso e acompanhamento em todas as fases de fabricação, fornece soluções inovadoras que visam o desempenho animal, saúde e segurança alimentar. A ICC exporta seus produtos para cerca de 180 clientes em mais de 50 países.

Com foco e incentivo aos trabalhos científicos e acadêmicos, os melhores trabalhos inscritos no Zootec 2019 serão apresentados na programação oficial do Congresso. Serão três plenárias por painel. No painel de Nutrição Animal, a primeira plenária será apresentada pela Isabela Modolo Ruy, da FZEA/USP, com o tema “Efeito da suplementação proteica-energética no peso corporal de matrizes nelore gestantes”.

Já a segunda plenária será apresentada pela Tânia Luiza Kohler, da Unioeste, com o tema “Efeito de híbridos de milho, temperatura de secagem e suplementação de enzimas sobre a morfometria intestinal de frangos de corte”.

A última e terceira plenária do painel de nutrição intitulada “Perfil metabólico de cordeiros dorper x santa inês com eficiência divergente para consumo e ganho de peso residual” será apresentada pela Júlia Marina Zanotelli, da UFPR.

Através do Momento Tech Mundo, o Zootec 2019 terá a participação de empresas ligadas ao agronegócio com a apresentação de novas tecnologias durante os painéis. No painel de Nutrição Animal, a empresa Evonik irá apresentar “Ferramentas analíticas para nutrição animal (ruminantes e não-ruminantes)”, com a palestrante Valeska Passarelo. Já a palestrante Lauriston Bertelli, da empresa Premix, irá apesentar o “Fator P na nutrição animal: benefícios para o rebanho e para o ambiente”.

Finalizando o primeiro dia oficial do Zootec, congressistas apresentarão das 18h às 20h os pôsteres de trabalhos científicos.

Fonte: Zootec 2019

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno