Lácteos: saem as normas para produção artesanal de queijos, embutidos e mel

Publicado em 30/12/2019 18:50

São Paulo, 30/12 - O Ministério da Agricultura publicou hoje, 30, no Diário Oficial da União as normas para produção artesanal de derivados de leite necessárias à concessão do Selo Arte.

A Instrução Normativa 73 estabelece o regulamento técnico de boas práticas agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para fabricação artesanal de alimentos de origem animal. "A concessão do Selo Arte permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como queijos, embutidos, derivados de mel e de pescados", disse a pasta em nota.

O regulamento prevê os requisitos higiênico-sanitários mínimos necessários às propriedades rurais fornecedoras de leite para produção de alimentos artesanais. Caberá aos estados e aos Distrito Federal a avaliação do cumprimento do regulamento de boas práticas.

Ainda conforme o Ministério, uma das exigências é que a propriedade fornecedora de leite seja certificada como livre de brucelose e tuberculose.

Fonte: Agência Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Escritório Nelson Wilians Advogados e MPrado firmam parceria estratégica para fortalecer o setor agrícola
CNA se reúne com organizações internacionais em Genebra
Capacidade de armazenagem agrícola cresce 4,7% e chega a 210,9 milhões de toneladas no 2° semestre de 2023
Área tratada com defensivos no BR subiu 10,5% em 2023, mas valor do produto aplicado aumentou apenas 1,9% devido ao câmbio, aponta Sindiveg
Recuperação da agropecuária gaúcha reúne dirigentes na Emater/RS-Ascar em Porto Alegre