Comissão aprova projeto que prioriza mulheres microempreendedoras na concessão de crédito rural

Publicado em 26/05/2021 13:38
Proposta beneficia mulheres que se dedicam à agricultura, ao extrativismo, a pequenas agroindústrias, ao turismo rural e ao artesanato

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei 2501/20, que obriga o Poder Executivo a privilegiar a concessão de crédito e assistência técnica para as mulheres do campo que exerçam atividade microempreendedora, em regime familiar.

Pela proposta, do deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) e de outros nove deputados do PSB, deverão ser beneficiadas mulheres que se dediquem à agricultura, ao extrativismo, a pequenas agroindústrias, ao turismo rural e ao artesanato.

Ainda segundo o texto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá abrir uma linha de crédito específica para as microempreendedoras rurais, com taxa de juros iguais ou inferiores à taxa Selic. O recurso deverá ser depositado no banco onde a empreendedora tiver conta.

As mulheres também terão acesso a recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - estatal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - para aplicar em atividades inovadoras.

O parecer da relatora, deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES), foi favorável à proposta. "As medidas são oportunas do ponto de vista econômico e social, pois, simultaneamente, contribuirão para a geração de renda e a criação de postos de trabalho no âmbito das atividades desenvolvidas por mulheres no campo e conferirão maior dinamismo às economias locais", avaliou.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões dos Direitos da Mulher; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas