Dez das maiores globais do agro assumem compromissos ambientais em roteiro até a COP27

Publicado em 02/11/2021 13:23 e atualizado em 02/11/2021 14:02
Fazem parte do grupo ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Olam, Wilmar e Viterra

Um grupo formado por dez das maiores companhias agrícolas do mundo emitiu uma declaração conjunta se comprometendo a adotar um roteiro setorial de medidas ambientais até a COP27, prevista para acontecer em novembro de 2022.

O movimento foi articulado pelos governos dos Estados Unidos e Reino Unido, abrangendo gigantes de commodities agrícolas como a ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Olam, Wilmar e Viterra.

O anúncio oficial será na Cúpula dos Líderes Mundiais sobre Florestas e Uso da Terra durante a COP26, mas foi antecipado para a imprensa na noite desta segunda-feira (1º).

"O objetivo é identificar soluções em escala para progredir ainda mais rápido na eliminação do desmatamento e na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE)", destacou a nota conjunta da Tropical Forest Alliance em que o Notícias Agrícolas teve acesso.

Uma das empresas do grupo, a brasileira JBS, destacou seu compromisso com emissões líquidas zero de carbono até 2040 pela companhia.

A declaração conjunta tem sido trabalhada pelas empresas globais desde outubro em conjunto com representantes dos Estados Unidos e Reino Unido, a Tropical Forest Alliance e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

"A colaboração contínua para a COP27 será apoiada por esses atores", complementou as empresas.

Leia mais:

+ Negociações sobre clima global promovem medidas para reduzir metano e desmatamento

+ Mais de 100 líderes globais prometem acabar com desmatamento até 2030

+ Na COP26, Brasil aumenta meta de redução de emissões para 50% até 2030

Veja a declaração de propósito corporativo das empresas de commodities agrícolas na íntegra:

 

Investimentos na produção de soja e criação de gado 

Durante a segunda-feira (1º), na COP26, também houve o anúncio de oito grupos do setor financeiro e do agronegócio com investimentos de US$ 3 bilhões para a produção de soja e criação de gado sustentável na Amazônia, Cerrado e no Chaco.

Fazem parte desse grupo o fundo holandês &Green Fund, o fundo gerido pelo Rabobank AGRI3, a fintech DuAgro, o Grupo Gaia, a gestora JGP Asset Management, a Syngenta, a consultoria Sustainable Investment Management (SIM) e a securitizadora VERT.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece