Paraguai anuncia medidas de socorro à agricultura diante de perdas por seca

Publicado em 05/01/2022 15:16

 

ASSUNÇÃO (Reuters) – O Paraguai anunciou nesta quarta-feira novas medidas para apoiar o setor agrícola, incluindo linhas de crédito para refinanciar dívidas e cortes de impostos, em meio a uma forte seca que tem afetado a produção do quarto maior exportador de soja do mundo.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, disse que as novas medidas buscam proporcionar “alívio e previsibilidade” ao setor, à medida que a economia do país se recupera da pandemia de Covid-19.

O programa, que visa apoiar 21 mil pequenos agricultores, inclui um corte no imposto de renda corporativo no primeiro trimestre e linhas de crédito de refinanciamento de dívidas através do estatal Banco Nacional de Fomento e outras agências estaduais.

O país esperava colher uma safra de cerca de 10 milhões de toneladas de soja em 2021/22, mas alguns produtores alertaram esta semana –menos de um mês antes do início da colheita– que o número provavelmente cairia devido à falta de chuva.

O Paraguai, que também é um dos dez maiores exportadores de carne bovina do mundo, espera que seu produto interno bruto cresça 3,7% neste ano, após um aumento de 5% registrado em 2021.

Grande parte do crescimento econômico do país é sustentado pelo setor agrícola e pela geração de energia hidrelétrica, que também foi afetada pela seca.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares