Próxima safra do Brasil está salva com chegada de fertilizantes russos, diz Montes

Publicado em 07/06/2022 15:59

Por Nayara Figueiredo

CAMPINAS (Reuters) - Os fertilizantes que têm sido importados ainda em grande parte da Rússia devem garantir o plantio de grãos do Brasil na safra 2022/23, que se inicia em setembro, apesar das incertezas globais relativas à guerra na Ucrânia, disse nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Marcos Montes.

Segundo ele, a continuidade das entregas de lotes de insumos da Rússia, grande fornecedor brasileiro, é fruto de um forte trabalho do governo junto ao país do leste europeu.

Questionado por jornalistas se a safra de grãos do Brasil estaria salva, Montes afirmou que "de acordo com as informações que temos, sim".

"Agora há pouco conversei com o CEO da Mosaic e ele me disse isso, que o Brasil saiu à frente dos demais países (na importação de fertilizantes)”, disse ele.

No acumulado de janeiro a maio, a aquisição de fertilizantes do país alcançou 16,64 milhões de toneladas, aumento de 16,5% ante o volume adquirido em igual período de 2021, conforme dados da agência marítima Cargonave.

Em maio, os desembarques totais de fertilizantes no Brasil, que importa mais de 85% de suas necessidades, ficaram em 3,36 milhões de toneladas, cerca de 15 mil toneladas acima do mesmo período de 2021.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista