Brasil e China avançam na certificação eletrônica de produtos de origem animal

Publicado em 14/04/2023 12:28

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República da China (GACC) criaram um plano de trabalho de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal, "buscando mais celeridade e segurança nas transações comerciais entre os países", conforme comunicado.

 

 

A China é a maior compradora de carnes do Brasil.

Em nota, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro afirmou que o trabalho pode "ampliar as exportações e importações de forma mais segura".

A proposta foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária durante o encontro oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da China, Xi Jinping, nesta sexta-feira, em Pequim.

Conforme o plano de trabalho, o ministério e a GACC farão a avaliação da viabilidade de intercâmbio de dados relacionados à certificação eletrônica e, a partir daí, promoverão os ajustes necessários nos sistemas utilizados no Brasil e na China.

Os órgãos determinarão os modelos de certificados veterinários a serem utilizados.

Os certificados sanitários internacionais para produtos de origem animal são documentos essenciais para o comércio internacional e contêm informações que comprovam o atendimento aos requisitos sanitários e de segurança dos alimentos, lembrou o ministério.

 

(Por Roberto Samora. Edição de Flávia Marreiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Famato orienta produtores sobre ampliação do Refis/Extraordinário III em Mato Grosso
Grãos: Semana foi marcada por encontro entre Trump e Xi em Pequim, com impacto negativo para soja e milho em Chicago
Preços do algodão têm forte correção e caem mais de 4% nesta 6ª feira (15)
China vai parar de comprar do Brasil?
Com El Niño e custos altos de adubo, SLC Agrícola buscará mitigar riscos na safra 2026/27
Negociações do Brics terminam sem declaração conjunta, expondo divisões sobre guerra no Irã