Exportação do agronegócio do Brasil tem receita recorde para meses de julho

Publicado em 10/08/2023 18:23

SÃO PAULO (Reuters) - A exportações brasileiras de produtos do agronegócio alcançaram no mês passado um valor recorde para meses de julho, com 14,43 bilhões de dólares, crescimento de 1,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.

O aumento do volume exportado foi responsável pelo incremento do desempenho da balança comercial, puxado principalmente pelo complexo soja, carnes de frango e suína, celulose. No geral, os preços médios de exportação dos produtos recuaram, acrescentou o ministério em nota.

Com uma safra recorde, o complexo soja (grão, farelo e óleo) é o principal setor exportador do agronegócio brasileiro, representando 42,2% do valor total exportado pelo Brasil em produtos do agronegócio (6,09 bilhões de dólares).

De janeiro a julho deste ano, as exportações do agronegócio alcançaram 97,12 bilhões de dólares, também máxima histórica para o período, com alta de 3,9%.

O crescimento nas vendas de soja em grão para o mercado chinês (+2,91 bilhões de dólares) e argentino (+1,62 bilhão de dólares) foi o que mais influenciou no resultado.

O agronegócio representou metade das exportações totais do Brasil nos sete primeiros meses do ano, segundo o ministério.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem um problema de estrutura no sistema educacional que resulta na falta de formação de profissionais qualificados
Corteva leva à Showtec Maracaju tecnologias em sementes, defensivos químicos e soluções biológicas para impulsionar a produtividade das lavouras
Governo de Minas publica panorama das exportações do agronegócio do estado
A nova lógica do fósforo: tecnologia está transformando a produtividade da cana-de-açúcar
Royal Rural: Acordo de US$ 51 bi entre China e EUA garante Chicago acima de US$ 12,00 por bushel
EUA liberam acesso temporário a petróleo russo para conter impacto da crise no Oriente Médio