Estado de São Paulo é responsável por 90% da produção nacional de Amendoim

Publicado em 13/09/2023 16:10
Pesquisa científica e extensão rural de SP têm importante papel na forte presença do amendoim na dieta dos brasileiros

Ao comemorar o Dia do Amendoim, 13 de setembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo destaca o crescimento do mercado nacional com expressiva participação das variedades resultantes da pesquisa e da extensão rural paulista, além da importância nutricional dos produtos que chegam aos consumidores. 

As variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), através do principal Programa de Melhoramento Genético de Amendoim do Brasil, ocupam 80% da área plantada em São Paulo, principal Estado produtor e responsável por 90% de todo o amendoim nacional. Nessas áreas, as cultivares IAC 503 e IAC OL3 são as mais plantadas e representam 60% do total.  

Sob a liderança do pesquisador Ignácio Godoy, o Programa de Melhoramento Genético do Amendoim IAC é adequado às novas necessidades e exigências do mercado, principalmente com o desenvolvimento de cultivares de amendoim alto oleico. “Essa característica é muito importante por reduzir a rancificação do grão e aumentar a vida útil do amendoim processado, além de fazer bem para a saúde do consumidor. Os novos materiais IAC também apresentam estabilidade de produção e se destacam tanto em ambientes favoráveis como nos locais desfavoráveis”, afirma Ignácio. 

Outro destaque é o crescimento expressivo da cultura do amendoim nos resultados da safra agrícola de 2022/23, que superou em 10,8% o ciclo passado, atingindo 736,3 mil tonelada, de acordo com o levantamento realizado entre 1º e 7 de junho, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/SAA), nos 645 municípios paulistas.  

O cenário internacional para o amendoim se mantém em alta com o estado de São Paulo como principal produtor nacional. As três regiões com maior expressão produtiva são Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%). 

Também merece destaque o estudo sobre aspectos relacionados à saudabilidade, bem-estar, matérias-primas e aditivos em produtos de amendoim industrializados lançado no início deste semestre pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta). Na publicação gratuita Amendoim Industrializado: nutritivo, seguro e presente na cultura brasileira, ficou constatado que 93,3% dos produtos comercializados no Brasil analisados não contêm corantes, 89,9% não possuem antioxidantes e 87,1% estão livres de conservantes. Além disso, a maioria possui características positivas como a presença de proteínas e fibras alimentares. 

Fonte: IAC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli