Projeto que incentiva produção de fertilizantes é aprovado no Senado

Publicado em 19/09/2023 12:51
Brasil importa mais de 80% do total de insumos agrícolas utilizados no país

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (19), o relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO) ao projeto de lei 699/2023 que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). De autoria do senador Laercio Oliveira (PP-SE), a proposta vai beneficiar empresas que tenham projetos aprovados para implantação, ampliação ou modernização de unidades para produção de fertilizantes e de seus insumos.

Para o relator, senador Eduardo Gomes, a proposta é sensível às dificuldades por que passa o setor, do qual depende grande parte da agropecuária brasileira, responsável pela alimentação de bilhões de pessoas no mundo. 

O parlamentar explica que parte relevante dos custos da agropecuária decorre da utilização destes insumos. “A redução dos custos de fertilizantes tem o potencial de reduzir também os preços dos alimentos. E com a redução nos preços, os produtos agropecuários brasileiros se tornarão ainda mais competitivos no mercado internacional.”

O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou emenda, que foi acatada no relatório, para estender às debêntures emitidas pelas pessoas jurídicas habilitadas no programa. “Esse projeto é mais que oportuno e vai ao encontro de uma carência absurdamente conhecida e diagnosticada, mas ainda insuficientemente enfrentada.”

De acordo com o senador Laércio Oliveira, a indústria de fertilizantes do país está longe de alcançar o desempenho e a competitividade compatível com o seu porte e relevância. 

O senador comenta que desde o início havia a necessidade de “construir várias pontes”. Laércio Oliveira aponta que diante da grandeza da agropecuária brasileira, o setor necessita de um plano nacional de fertilizantes. Não podemos conviver com essa dependência de fertilizantes importados que o setor tem.”

A matéria segue para análise na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em decisão terminativa.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli